Topo

5 coisas para saber antes de jogar a nova expansão de "Dark Souls III"

O mundo de Ariandel não parece muito convidativo: espere encontrar muita neve e neblina - Reprodução
O mundo de Ariandel não parece muito convidativo: espere encontrar muita neve e neblina Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/10/2016 12h25

Primeira expansão de "Dark Souls III", "Ashes of Ariandel" já está disponível para ser jogada no PC, PlayStation 4 e Xbox One. Vendida separadamente por R$ 46, ou como parte do passe de temporada de R$ 77, ela promete ampliar a diversão - e o sofrimento - do jogador em uma nova história.

Como tradição nos jogos da From Software, porém, esse conteúdo adicional precisa ser encontrado em uma determinada parte do jogo e sua localização não é, necessariamente, óbvia. Além disso, novamente seguindo os preceitos da produtora, os jogadores precisam ficar atentos com algumas "pegadinhas" que podem afetar de maneira decisiva sua progressão pela nova região do game.

Veja abaixo cinco dicas para encarar "Ashes of Ariandel" sem sufoco. E também deixamos claro que os tópicos abaixo podem trazer revelações sobre o enredo.

  • Reprodução

    O que é?

    Primeira expansão de "Dark Souls III", "Ashes of Ariandel" leva o jogador para uma região chamada Painted World of Ariandel. É uma área coberta de neve, uma mudança significativa para os cenários encontrados no game. Como tudo que envolve a história dos jogos da série, a razão para a visita ao local ainda permanece obscura e tende a ser descoberta pelos jogadores aos poucos. A previsão é que essa expansão adicione algo em torno de seis horas a mais ao jogo.

  • Reprodução

    Além da história

    Mais do que uma história paralela, essa expansão traz também novidades que afetam a jogabilidade. A From Software foi um tanto vaga em revelar isso, porém apontou que no decorrer da exploração pela nova área o jogador encontrará novas armas, itens, conjuntos de armadura e magias. Essas últimas, em especial, tendem a trazer mudanças mais sensíveis dependendo do estilo do jogador.

  • Reprodução

    Clube da luta

    Outra grande novidade está no modo multiplayer do jogo. Como já ocorre no game desde o lançamento, os jogadores recebem bônus de acordo com a facção com a qual estão aliados. O ineditismo fica por conta dos novos modos de batalha entre jogadores. Além do tradicional um contra um, é possível organizar confrontos entre equipes com até três personagens e também realizar lutas em grupo, no estilo "cada um por si".

  • Reprodução

    Já posso jogar?

    A resposta para a pergunta acima é: "depende". Um dos fatores que podem afetar diretamente a experiência é o nível do personagem. A recomendação é que ele esteja pelo menos no nível 80, o que tende a garantir um equilíbrio entre o desafio encontrado e a capacidade de superá-lo. Outro aspecto que merece atenção é o "New Game+". Quem estiver nesse modo irá encontrar um desafio maior em "Ashes of Ariandel". Tradicionalmente, as expansões dos games da From Software trazem dificuldade ligeiramente superior à encontrada nas partes finais da campanha principal. Ou seja: no "New Game+", isso tende a tornar as coisas ainda mais complicadas.

  • Reprodução

    Caminho escondido

    Por fim, eis a principal questão sobre a expansão: como acessá-la? O acesso ao "Painted World of Ariandel" é simples, mas encontrá-lo pode exigir uma exploração um tanto demorada da parte do jogador. Para encontrar essa área adicional, é preciso viajar até a fogueira da Capela Purificadora, área encontrada na primeira metade do jogo (ainda assim, após algumas horas de jogatina). Assim que chegar à fogueira, você verá um personagem ajoelhado no altar, proferindo uma prece. Basta falar com ele que você será transportado para a nova área.