Não foi só o Capitão América: 10 heróis que acabaram virando vilões
Do UOL, em São Paulo
24/04/2017 13h34
A disputa entre o bem e o mal é um tema comum quando falamos de produções como histórias em quadrinhos, animes, filmes etc. E, neste caso, personagens costumam ter papéis bem determinados, sejam como heróis ou vilões.
Há momentos nos quais essa situação se torna um pouco mais nebulosa e o personagem bonzinho acaba "pulando o muro" e indo de salvação a ameaça. Aconteceu com o Capitão América recentemente, mas esse não foi o único caso. Abaixo listamos dez casos do tipo nos quais personagens que são identificados como heróis - ou, ainda, iniciam uma trama nesta posição - acabam se tornando temíveis vilões.
-
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Superman
Esqueça o lado bom moço de Kal-El: o Superman de "Injustice" é um ditador implacável e, mesmo não sendo o único a trocar de lado nesse universo, acaba sendo o caso mais icônico. Tudo porque o Coringa enganou o homem de aço e o fez matar sua amada, Lois Lane.
-
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Lanterna Verde
Hal Jordan é o preferido dos fãs quando o assunto é Lanterna Verde, porém ele já teve seus momentos de personagem malvado. Isso porque Hank Henshaw, uma versão cibernética do Superman, destruiu Coast City, fazendo com que Jordan tenha que pedir ajuda aos Guardiões do Universo para recriar a cidade. Diante da negativa e da acusação de que usava os poderes de Lanterna Verde para benefício próprio, Jordan perde o controle, mata praticamente todos os demais Lanternas Verdes, absorve o poder da bateria central de Oa e acaba sendo controlado pela entidade cósmica Parallax.
-
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Reed Richards
O líder do Quarteto Fantástico é uma das mentes mais brilhantes da Marvel e é muito mais conhecido pela sua versão bondosa do Universo-616 da editora. No universo Ultimate, as coisas são bem diferentes: após a devastação de Nova York no evento "Ultimatum" e de ser abandonado por Sue Storm, Reed perde o controle e deixa seu lado perverso tomar conta, se tornando o Criador, um vilão poderoso e provavelmente a maior ameaça na realidade da Terra-1610 da editora.
-
Imagem: Lucasfilm Ltd./AP Imagem: Lucasfilm Ltd./AP Anakin Skywalker
Um dos jedi com maior potencial e tido como herói após a Guerra dos Clones, Anakin Skywalker acaba seduzido pelo Lado Negro da Força na tentativa de evitar a morte de sua amada, Padmé. No processo, ele se torna o temível Darth Vader, o vilão mais icônico de "Star Wars".
-
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Jason Todd
Jason Todd passou longe de ser um Robin querido pelo público, tanto que os leitores da DC votaram por matar o personagem. O destino cruel fez ele ser espancado pelo Coringa e supostamente morto. Ao invés disso, conforme é contado no game "Batman: Arkham Knight" e nas histórias em quadrinhos relacionadas, o Coringa torturou Todd e o transformou em um psicopata que guarda um tremendo rancor por ter sido supostamente abandonado por Batman.
-
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Light Yagami
O protagonista do anime "Death Note" parece ser um estudante exemplar e essa impressão persiste mesmo após os primeiros usos do caderno para matar criminosos. O conceito deturpado de justiça de Light Yagami, porém, faz com que ele passe a usar para benefício próprio a possibilidade de matar qualquer pessoa cujo nome seja escrito no Death Note. Isso inclui investigadores que tentam determinar a identidade do usuário do caderno e qualquer um que ameace o seu plano de moldar o mundo de acordo com o que julga ser o certo.
-
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Jean Grey
A poderosa telepata é uma das integrantes mais prestigiadas dos X-Men. O lado bom de Jean, porém, acaba quase desaparecendo quando a mutante é dominada pela Fênix, uma poderosa entidade cósmica. De início, ela consegue dominar esse poder, porém a situação eventualmente muda e ela se torna a Fênix Negra, um ser que, entre outras maldades, chega a acabar com a vida de bilhões de seres vivos ao consumir uma estrela e é personagem central em um dos melhores arcos dos X-Men, a "Saga da Fênix Negra".
-
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Sasuke Uchiha
O único sobrevivente do clã Uchiha em "Naruto" é um jovem solitário, mas que acaba se tornando um dos ninjas mais poderosos da Vila da Folha. A sede de vingança contra seu irmão, Itachi, acaba se tornando sua razão de viver e faz com que ele abandone a vila em busca de poder e se alie a vilões do anime, como Orochimaru e a Akatsuki. Daí em diante e até a parte final do anime, Sasuke aparece sempre como um antagonista, por vezes enfrentando seus ex-companheiros Naruto, Sasuke e também seu mestre, Kakashi.
-
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Mulher-Maravilha
Durante a "Crise Final", a Mulher-Maravilha acaba sendo controlada pela Equação Anti-Vida e se torna uma das Fúrias Femininas de Darkseid, sendo a responsável por infectar os heróis com uma bactéria que remove seus poderes. A situação só muda quando ela se vê livre do controle mental e usa seu laço para remover a consciência de Darkseid do corpo do detetive Dan Turpin.
-
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Hulk
Hulk sempre viveu em dualidade: as coisas costumam ficar bem enquanto Bruce Banner está no controle, mas quando o lado monstro do personagem toma o controle, isso muda completamente de figura. Nada porém é próximo do que acontece em algumas histórias específicas, como na HQ "Velho Logan", quando Hulk forma uma família com sua prima, Jennifer Walters, criando uma gangue de criminosos, ou ainda, em "Futuro Imperfeito", quando ele se torna um ser chamado Maestro que, nada mais é, do que um ditador cruel em um mundo assolado por uma guerra nuclear.