Os dignos: 12 personagens que já levantaram o martelo do Thor
Do Gamehall, em São Paulo
19/04/2017 12h35
"Aquele que empunhar este martelo, se for digno, terá o poder de Thor"
É isto que diz a inscrição de Mjölnir, a principal arma do Deus do Trovão nórdico, no Universo Marvel.
Desde sua estreia, em 1962, Thor é considerado uma das figuras mais formidáveis dos quadrinhos, graças principalmente ao poder e força mágicos concedidos por seu martelo.
Isso não quer dizer, porém, que ele foi o único capaz de erguer e usar o Mjölnir em batalha nestes quase 55 anos de histórias, tanto nos quadrinhos quanto no cinema.
Sendo assim, separamos 12 personagens considerados dignos o suficiente para levantar o martelo do barra limpa.
-
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Bill Raio Beta
Criado por Walt Simonson, um dos escritores mais influentes do Thor nos quadrinhos, Bill Raio Beta tem a distinção de ser o primeiro personagem não-Asgardiano a conseguir levantar Mjölnir.
Membro da raça alienígena korbinita, Bill é um guerreiro modificado geneticamente que é acordado de sua hibernação por Thor, e após uma longa batalha é separado de seu martelo, e retorna à seu alter-ego, Dr. Donald Blake.
Bill encontra o martelo (que ficou disfarçado de bengala), e ao levantá-lo herdou os poderes - e visual - do Deus do Trovão.
Eventualmente, Odin pede para que os ferreiros de Asgard criassem um novo martelo para o guerreiro, e desde então Bill Raio Beta passou a se um dos aliados mais podereos do Deus do Trovão -
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Eric Masterson (Trovejante)
Considerado uma versão mais "humana" do Deus do Trovão, Eric Masterson é um arquiteto que ganha a amizade de Thor após um acidente, e eventualmente junta sua personalidade para salvá-lo de um ferimento fatal.
Sendo assim, Eric passou a ser a identidade "civil" de Thor, substituindo o Dr. Donald Blake por alguns anos. Após os dois se separarem, o arquiteto recebeu um martelo próprio de Odin e uma nova identidade: o herói Trovejante.
Hoje em dia o filho de Eric, Kevin, assumiu o manto de super-herói do pai. -
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Capitão América
Provavelmente considerado mais digno dos humanos do Universo Marvel - com uma exceção importante abaixo -, Steve Rogers levantou Mjölnir duas vezes.
A primeira foi nos anos 80, quando Rogers havia deixado o governo americano e era conhecido apenas como "O Capitão", com o soldado conseguindo não só levantar o martelo quanto jogá-lo de volta para o deus ao vê-lo em apuros.
A segunda vez ocorreu durante o evento "A Essência do Medo", em que Thor deixa Mjölnir cair na Terra durante sua batalha contra o vilão Serpente em Asgard. O Capitão, que havia perdido seu icônico escudo, levantou o martelo e uniu os heróis da Marvel contra as forças inimigas. -
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Throg
OK, este é um caso esquisito.
Simon Walterson costumava ser um humano comum, até o dia em que foi amaldiçoado por uma feiticeira e transformado em um sapo, passando a viver entre outros anfíbios no Central Park de Nova Iorque.
O tempo passou, até que o próprio Thor foi transformado em um sapo, e ajudou Simon e os outros sapos do parque a enfrentar um perigoso grupo de ratos.
Eventualmente, Thor voltou a sua forma asgardiana - sem antes virar um sapo gigante com as roupas clássicas do personagem, é claro -, mas durante a batalha Mjölnir perdeu uma lasca, e por meio dela Simon tornou-se Throg, o Sapo do Trovão. -
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Vampira
A série "O Que Aconteceria Se?" geralmente é um jeito de roteiristas e desenhistas trabalharem ideias mais atípicas, desde Wolverine lutando com Conan, o Bárbaro até como o Homem-Aranha seria diferente se tivesse parado o ladrão que matou o seu tio.
Uma destas histórias propõe que se, ao invés da Miss Marvel (atualmente Capitã Marvel), a mutante Vampira tivesse absorvido os poderes do Thor em uma batalha com os Vingadores, ela teria herdado a "dignidade" para levantar o martelo e virar uma Deusa do Trovão.
Na história, Thor morre após ter ser drenado de seus poderes, mas seu espírito guia Vampira para não se iludir com os planos de Loki e assumir seu papel no panteão de Asgard. -
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Viúva Negra
Na série "O Que Aconteceria Se?" da saga "A Era de Ultron", a Viúva Negra conseguiu levantar o martelo e receber os poderes de Thor.
Até hoje, não foi explicado o motivo do porque a espiã conseguiu erguer a arma, mas isso talvez explique porque ela não quis entrar na brincadeira de tentar empunhar o Mjölnir durante o segundo filme de "Os Vingadores". -
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Conan, o Bárbaro
Em outra história da série "O que Aconteceria Se?", ninguém menos do que Conan, o Bárbaro se prova digno de empunhar o Mjölnir, após o asgardiano ser transportado para a Era Hiboriana por Loki.
É lá que ele e o Cimério se encontram e entram na porrada antes de virarem amigos (como estas histórias geralmente acontecem). Thor acaba morrendo em uma batalha contra o feiticeiro Thoth-Amon, mas não antes de passar seu manto para Conan. -
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Visão
Uma das cenas mais memoráveis de "Vingadores 2: A Era de Ultron" é a criação do androide Visão, que após um discurso para reanimar o grupo de heróis de volta à luta ergue com facilidade o martelo de Thor - sendo que, no começo do filme, só o Capitão América havia conseguido mexê-lo (e só um pouquinho).
Nos quadrinhos, porém, Visão nunca chegou a levantar o Mjölnir em batalha -
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Mulher-Maravilha
No crossover "Marvel vs. DC" realizado nos anos 90, Thor foi derrotado pelo Capitão Marvel (mais conhecido como Shazam, hoje em dia), perdendo o Mjölnir no processo.
Mais tarde, o martelo é encontrado pela Mulher-Maravilha, que o ergue com facilidade e adquire os poderes do Deus do Trovão antes de sua luta contra a mutante Tempestade. Para honrar a "dignidade" da arma, a amazona não usa os poderes do Thor durante a batalha, e acaba sendo derrotada pela X-Man. -
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Superman
Anos depois, durante a minissérie "Liga da Justiça/Vingadores", foi a vez do Homem de Aço usar os poderes do Deus do Trovão.
Na última edição, Superman usa não apenas o Mjölnir quanto o escudo do Capitão América para destruir a máquina do vilão Krona e separar as realidades dos Universos Marvel e DC.
Curiosamente, o kriptoniano não consegue mais levantar o martelo após a batalha, com Thor explicando que seu pai, Odin, levantou o feitiço sobre a arma temporariamente.
O roteirista da HQ, Kurt Busiek, explicou que a "dignidade" para segurar o Mjölnir é variável, e que nem sempre alguém se mantém capaz de levantá-lo, o que nos leva a... -
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Jane Foster
Atual versão do Thor nos quadrinhos, Jane Foster foi por muitos anos apenas um interesse romântico do Deus do Trovão.
Após Nick Fury fazer o asgardiano se considerar indigno de segurar o martelo durante a série "Pecado Original", porém, Jane conseguiu erguer o Mjölnir - uma das poucas humanas a conseguir fazer algo do tipo - e assumir o manto de Thor, sendo considerada uma Deusa do Trovão desde então. -
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Loki
Sim, por um breve momento o vilão Loki foi capaz de realizar o seu maior desejo: erguer o martelo de seu irmão
Durante o evento "AXIS", Thor - já incapaz de levantar sua arma - foi enfeitiçado e transformado em um vilão, unindo-se a uma versão maligna dos Vingadores. Loki, enquanto isso, também foi afetado pelo feitiço, virando uma versão mais "heroica" de si mesmo e finalmente conseguindo usar o Mjölnir.
Eventualmente, porém, o feitiço foi desfeito, e Loki voltou a ser o velho deus "indigno" adorado pelo público.