Vale a pena jogar de novo: 6 jogos clássicos que ganharam remakes
Do GameHall
09/07/2018 04h00
Apesar de criticados, nos últimos anos tivemos vários jogos clássicos recebendo remasterizações, reboots ou remakes para os consoles mais modernos.
O ponto positivo disso é a de oferecer uma oportunidade para jogadores de uma nova geração conhecerem títulos clássicos modernizados, que provavelmente não jogariam os originais por estarem muito defasados.
VEJA TAMBÉM
- Veja 5 chefões de tutorial que são casca grossa de enfrentar
- Conheça as 5 maiores bilheterias de filmes baseados em jogos
- Esses cenários de "Street Fighter" foram inspirados no mundo real
Enquanto alguns desses revivals tentam se manter fiéis ao material de origem, alterando poucas coisas, outros recebem um tratamento radical, transformando-se quase em um novo game.
Confira abaixo seis jogos clássicos que receberam uma repaginada para uma nova geração de videogames e que foram bem recebidos pelo público.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação DuckTales: Remastered
Aproveitando o enorme sucesso que a animação fazia nos anos 80, a Capcom lançou o game "DuckTales" para o Nintendinho 8 bits (NES) em 1989. O jogo, que era tão bom quanto a série animada, rapidamente conquistou os fãs e e acabou virando um dos grandes títulos do console. Foi só 24 anos depois que "DuckTales: Remastered" marcou o seu retorno em alta definição por meio do estúdio WayForward Technologies nos sistemas PS3, Xbox 360, Wii U e mobiles, sendo também muito bem recebido por antigos e novos fãs das aventuras de Tio Patinhas e seus sobrinhos.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
"Castle of Illusion Starring Mickey Mouse" é um dos grandes clássicos da Sega para o Mega Drive (e outros sistemas da empresa) lançado em 1990, que traz o famoso camundongo da Disney com a missão de salvar sua amada Minnie das garras da malvada Bruxa Mizrabel. Sua readaptação para os tempos modernos ocorreu em 2013, trazendo várias reformulações, especialmente nos visuais 2.5D em alta definição e estágios reinventados, enquanto ao mesmo tempo permanece fiel às raízes do original no 16 bits da Sega.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Super Street Fighter II Turbo HD Remix
O clássico de luta "Super Street Fighter II Turbo" foi lançado pela Capcom nos arcades em 1994 e logo se tornou um dos favoritos dos fãs do gênero. Em 2008 o PlayStation 3 e Xbox 360 ganharam o aclamado remake "Super Street Fighter II Turbo HD Remix", desenvolvido pela Backbone Entertainment. Em 2017 foi a vez dos donos de um Nintendo Switch terem a sua versão exclusiva e turbinada, batizada de "Ultra Street Fighter II: The Final Challengers".
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Secret of Mana Remake
Lançado originalmente no Super Nintendo em 1993, "Secret of Mana" foi um dos RPGs mais aclamados da época. Uma nova geração de jogadores pode experimentá-lo por meio do remake 3D, lançado no início de 2018 para os sistemas PS4, PS Vita e PC. O novo jogo não foi uma unanimidade e dividiu algumas opiniões, mas não deixa de ser uma boa opção para quem nunca experimentou o game clássico ou que tenha saudades do estilo dos antigos RPGs japoneses.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Resident Evil HD Remaster
Lançado em 1996 no PSOne, o primeiro "Resident Evil" foi um marco na indústria de games que revolucionou o gênero survival horror. Em 2015 o jogo voltou para uma nova geração de jogadores por meio de "Resident Evil HD Remaster", que se trata na verdade de uma versão "turbinada" em alta definição do remake feito originalmente para o GameCube em 2002. O game é uma boa pedida de aquecimento para quem está aguardando o remake de "Resident Evil 2", que tem lançamento marcado para janeiro de 2019 no PlayStation 4, Xbox One e PC.
-
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Wonder Boy III: The Dragon's Trap
Lançado em junho de 2017, "Wonder Boy III: The Dragon?s Trap" da desenvolvedora Lizardcube é o remake de um clássico do Master System que ficou bem conhecido no Brasil por meio da versão modificada da Tectoy: "Turma da Mônica em: O Resgate", de 1993. Além dos visuais retrabalhados em HD, o título também oferece opção de ser jogado com gráficos e áudios originais, agradando assim tanto aos novos quanto aos antigos jogadores, que estão conhecendo ou revisitando o game. E quem quiser jogar e versão da Turma da Mônica também pode, ao menos no PC, com o mod feito por fãs, deixando a experiência ainda mais nostálgica e brasileira.