Veja tudo o que sabemos sobre "Sonic Mania", novo jogo do herói da Sega
Do UOL, em São Paulo
26/07/2016 15h35Atualizada em 24/02/2017 13h30
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Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Estilo Mega Drive
Nada de fases tridimensionais, "Sonic Mania" resgata a mais pura essência bidimensional dos anos 90, quando Sonic estreou nos 16-bits. De fato, o próprio visual do herói é uma versão levemente modificada do que acostumamos a ver nos cartuchos de 20 e poucos anos atrás - só o tom de azul mudou um pouco e Sonic ganhou alguns novos movimentos e animações.
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Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Drop Dash
Sonic ganhou ao menos um novo movimento chamado Drop Dash. Não ficou ainda muito claro como ativar, mas com ele é possível pular e já cair no chão utilizando o Spin Dash - aquele movimento em que Sonic 'vira uma bolinha' no chão e dispara em alta velocidade.
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Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Fases antigas
"Sonic Mania" resgata e remixa clássicos do passado. O estágio mais notório, claro, é a colorida Green Hill Zone, primeira fase do primeiro "Sonic". Por vídeos divulgados já é possível ver que muitas partes da fase continuam iguais, mas outras foram modificadas acrescentando surpresas mesmo para veteranos.
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Imagem: Arte/UOL Jogos Imagem: Arte/UOL Jogos Trio clássico
O ouriço azul não é o único velocista da aventura: Sonic tem a companhia da raposinha de duas caudas Tails e do equidna vermelho Knuckles, provavelmente propiciando estilos diferentes de explorar os níveis. Em jogos anteriores, Tails pode voar pelos cenários utilizando as caudas como uma hélice enquanto Knuckles pode escalar paredes e planar pelas fases - para "Sonic Mania" nada disso foi confirmado ainda.
Vale notar: o vilão é o bom velho Dr. Eggman, com suas máquinas malucas que transformam os animais em robôs. -
Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução Pipoca!
Uma curiosidade simpática: a fase inédita Studiopolis Zone mostra no cenário máquinas com o nome SegaSonic Popcorn Shop, alusão a uma obscura máquina de fazer pipoca que mostrava vídeos com Sonic e Tails preparando a guloseima. A fase traz ainda outras referências singelas à história da Sega, como elementos visuais de "Streets of Rage" e "Daytona USA".
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Feito por fãs
O produtor do jogo, Takashi Iizuka, declarou que "Sonic Mania" é um "projeto passional, nascido do carinho dos fãs pelos clássicos jogos 2D do Sonic". Não é só da boca pra fora: o game conta com os talentos de Christian Whitehead, programador que ficou notório ao adaptar "Sonic 1", "Sonic 2" e, principalmente, "Sonic CD" para celulares e tablets com performance ainda melhor do que na época do Mega Drive.
Participam também Simon Thomley, programador e dono do estúdio Headcannon (que ajudou na adaptação de "Sonic 1" e "2" para mobile) e o estúdio PagodaWest, do ótimo "Major Magnet".
Por sua vez, a composição da trilha sonora fica a cargo de Tee Lopes, fã do Sonic que possui um canal no YouTube onde faz remix de diversas músicas de jogos do herói. -
Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Só isso?
Não! Além de "Sonic Mania" já está anunciado também para o final do ano que vem o jogo "Project Sonic 2017". Com versões para PS4, Xbox One, PC e até Switch, este é apenas o nome provisório do que provavelmente vai ser "Sonic Generations 2". O breve trailer mostra o Sonic atual atuando em conjunto com o Sonic Clássico - também chamado de Sonic 'gordinho'.