Depois de LoL, um novo jogo de tiro
A criadora de League of Legends dá seu primeiro passo em um novo (e concorrido) gênero
Depois de 10 anos focada apenas em League of Legends, um dos jogos mais bem-sucedidos do mundo, a Riot Games começou a honrar o plural de seu nome em 2019, revelando novos projetos e jogos inéditos. Um deles era o misterioso "Project A", um jogo de tiro tático sobre o qual ainda havia poucos detalhes. Alguns meses depois do anúncio, o START conferiu pessoalmente em Los Angeles, no escritório da Riot, mais detalhes sobre o game: o nome oficial é Valorant, e ele promete brigar pela atenção de quem curte um bom FPS.
Valorant é um jogo de tiro tático "free to play" em primeira pessoa no formato competitivo 5v5 para PC, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2020. O nome vem de uma das regiões de Runeterra, o reino de League of Legends, mas as referências param por aí: o game de tiro é um universo à parte, com novos personagens e histórias que ganharão vida com o passar do tempo. Então se você estava esperando dar de cara com o Teemo ou a Ashe por aqui, pode ir mudando de ideia.
À primeira vista, Valorant lembra Overwatch, principalmente pelo visual, mais cartunesco. Mas é só dar os primeiros tiros para perceber outras influências: Team Fortress e Counter-Strike, com semelhanças que aparecem em trechos de mapas, construção dos cenários e ritmo de jogo. Na equipe de desenvolvimento, o game tem ex-pro-players de CS e também profissionais que já trabalharam em Halo.
Apesar das semelhanças, não se engane: Valorant tem um pedigree próprio, e consegue mostrar armas para se destacar nesse mercado tão concorrido.