Tiroteios em Valorant

Confira imagens inéditas e detalhes do primeiro jogo de tiro da Riot Games

Amanda Santos Do START Reprodução
Divulgação/Riot Games

Depois de LoL, um novo jogo de tiro

A criadora de League of Legends dá seu primeiro passo em um novo (e concorrido) gênero

Depois de 10 anos focada apenas em League of Legends, um dos jogos mais bem-sucedidos do mundo, a Riot Games começou a honrar o plural de seu nome em 2019, revelando novos projetos e jogos inéditos. Um deles era o misterioso "Project A", um jogo de tiro tático sobre o qual ainda havia poucos detalhes. Alguns meses depois do anúncio, o START conferiu pessoalmente em Los Angeles, no escritório da Riot, mais detalhes sobre o game: o nome oficial é Valorant, e ele promete brigar pela atenção de quem curte um bom FPS.

Valorant é um jogo de tiro tático "free to play" em primeira pessoa no formato competitivo 5v5 para PC, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2020. O nome vem de uma das regiões de Runeterra, o reino de League of Legends, mas as referências param por aí: o game de tiro é um universo à parte, com novos personagens e histórias que ganharão vida com o passar do tempo. Então se você estava esperando dar de cara com o Teemo ou a Ashe por aqui, pode ir mudando de ideia.

À primeira vista, Valorant lembra Overwatch, principalmente pelo visual, mais cartunesco. Mas é só dar os primeiros tiros para perceber outras influências: Team Fortress e Counter-Strike, com semelhanças que aparecem em trechos de mapas, construção dos cenários e ritmo de jogo. Na equipe de desenvolvimento, o game tem ex-pro-players de CS e também profissionais que já trabalharam em Halo.

Apesar das semelhanças, não se engane: Valorant tem um pedigree próprio, e consegue mostrar armas para se destacar nesse mercado tão concorrido.

Divulgação/Riot Games Divulgação/Riot Games

Para entender Valorant

  • 1

    Tiros + Habilidades

    Os personagens de Valorant são agentes com personalidades e habilidades próprias. Então pode ir se acostumando com paredes de magia, nuvens de fumaça e outros "golpes especiais" aparecendo pelos cenários.

    Imagem: Divulgação/Riot Games
  • 2

    Resolvendo "na bala"

    Apesar das "magias", o que define os confrontos são as armas, os tiros, a sua pontaria. A trocação é intensa e exige reflexos. Cada round começa com a fase de compras, e todos os agentes têm acesso a todas as armas.

    Imagem: Divulgação/Riot Games
  • 3

    Esquinas, buracos, janelas

    Os dois mapas disponíveis para teste (Bind e Haven) mostram diversas possibilidades de ação, com muitos recortes, passagens secretas e linhas de ação. Prepare-se para estudar o cenário e descobrir coisas novas.

    Imagem: Divulgação/Riot Games
  • 4

    Ataque contra defesa

    Cada partida coloca ataque contra defesa durante 24 rounds. Ao contrário de Overwatch, você não pode trocar de personagem: você escolhe seu agente e vai até o final da partida com ele, seja no ataque ou defesa.

    Imagem: Reprodução/Riot Games

Valorant - Prévia de Gameplay

Phoenix

Divulgação/Riot Games Divulgação/Riot Games

PERSONAGENS E HABILIDADES

  • Phoenix (Reino Unido)

    Ele gosta de brincar com fogo e é o "rushador" da equipe. Phoenix pode lançar bolas incandescentes e também levantar paredes de fogo para machucar os inimigos e confundir a visão deles.

    Imagem: Divulgação/Riot Games
  • Jett (Coreia)

    Armada com lâminas, a coreana Jett é uma mistura de ninja com assassino, do tipo que entra na luta sem ninguém perceber e sai quase na mesma hora, causando muito dando em pouco tempo.

    Imagem: Divulgação/Riot Games
  • Viper (EUA)

    Ácido, gás, nuvens tóxicas de veneno: as armas da Viper mostram que ela tem tudo para ser aquele personagem chato de enfrentar, mas muito divertido de usar depois que você entender como ela funciona.

    Imagem: Divulgação/Riot Games
  • Sova (Rússia)

    Esse primo distante de Geralt de Rivia (The Witcher) é um bom "scout", com habilidades para localizar o time inimigo. Você pode usar um drone, por exemplo, para revelar no mapa inimigos que já tenham sido atingidos.

    Imagem: Divulgação/Riot Games
  • Cypher (Marrocos)

    Cypher é um agente stealth com armadilhas e câmeras de vigilância para monitorar os inimigos. Uma das habilidades "rouba informação" de um inimigo abatido, revelando os companheiros dele no mapa.

    Imagem: Divulgação/Riot Games
  • Sage (China)

    Com habilidades clássicas de um suporte, Sage pode proteger, curar e até reviver completamente um companheiro. Ainda pode lançar um orbe de controle de grupo, restringindo o movimento inimigo.

    Imagem: Divulgação/Riot Games
  • Brimstone (EUA)

    Como um comandante militar, Brimstone tem um arsenal de utilidades para reforçar qualquer time: desde granadas incendiárias até nuvens de fumaça e um ataque orbital capaz de causar dano em área.

    Imagem: Reprodução
  • Omen (Desconhecido)

    Omen é um agente das sombras feito para confundir a equipe inimiga. Ele pode se teletransportar pelo mapa, mudando de formas para se disfarçar e usando habilidades capazes até de cegar os rivais.

    Imagem: Divulgação/Riot Games
Divulgação/Riot Games Divulgação/Riot Games

Cypher

Divulgação/Riot Games

Em Overwatch existe mais ação, coisas acontecendo, com uma letalidade menor. Você tem uma série de confrontos durante uma luta. Valorant vai ser mais tático. Você precisa pensar no que vai fazer na luta antes de entrar nela.

Trevor "Classick" Romkeski, Game Designer em Valorant

Onde tudo acontece

Reprodução

Bind

Nos jogos de tiro é comum que os mapas tenham uma "rota do meio" (mid), mas Bind tenta mostrar uma solução diferente: ele tem dois teleportes, o que aumenta a possibilidade surpreender e ser surpreendido.

Divulgação/Riot Games

Haven

Já em Haven temos os tradicionais pontos A e B... e também o C! Isso mesmo: são 3 locais possíveis para plantar a bomba, aumentando as variações estratégicas tanto para defesa quanto para o ataque.

Eu busquei inspiração em Counter-Strike. Fui jogador profissional por mais de 10 anos e, na época, eu já produzia mapas de Counter-Strike como membro da comunidade.

Salvatore "Volcano" Garozzo, Game Designer Sênior da Riot Games e ex-pro-player de CS:GO

Viper

Divulgação/Riot Games Divulgação/Riot Games

Sobre os teletransportadores em BIND, nossa resposta é que queríamos desde sempre criar diferentes estilos de jogo criando um mapa que não tenha um meio, o que é geralmente bastante comum em um monte de FPS que, você sabe, é um mapa de três vias com o meio. E então o que descobrimos é que ainda há diversas maneiras para os jogadores rotacionarem rapidamente pelo mapa.

Salvatore "Volcano" Garozzo , Game Designer Sênior da Riot Games e Ex-pro player de CS:GO

Jett

Divulgação/Riot Games Divulgação/Riot Games

Inspirações

Não é só dos games que surgiram ideias e referências para Valorant

Divulgação/Sony Pictures

Homem-Aranha no Aranhaverso

Nessa história de um dos heróis mais amados de todos os tempos, o jovem Miles Morales, que vive no Brooklyn com seus pais, acaba picado por uma aranha radioativa. A forma despojada e os trejeitos únicos do filme conquistaram os designers de Valorant.

Reprodução / Internet

Kill Bill

Intenso, vingativo e cômico! Valorant foi parcialmente inspirado por Kill Bill, de Quentin Tarantino, com suas cenas épicas de combate. O sucesso de 2003 mescla muita briga à moda dos velhos filmes samurai de artes marciais de Hong Kong, com uma pegada moderna.

Estamos aplicando tecnologias anti-cheat que dificultam que o jogo sofra engenharia reversa, o que torna ainda mais demorado e difícil desenvolver fraudes para Valorant.

Paul Chamberlain, Responsável pela segurança e esforços anti-cheat

AUMENTE O SOM, CALIBRE SUA MIRA

Confira as batidas que o desenvolvedor David Nottingham ouviu para se inspirar na criação de VALORANT:

Reprodução
Divulgação/Riot Games

Será que vai rodar?

Veja as configurações recomendadas pela Riot

O dilema de todo jogador de PC sempre é: "será que vou conseguir rodar o jogo?". No caso de Valorant, a Riot afirma que vai otimizar o jogo para rodar em uma vasta gama de PCs.

Recomendações de hardware:

  • Sistema Operacional: Windows 7/8/10 64-bit
  • Memória RAM: 4GB
  • Memória de vídeo: 1GB

Requisitos Mínimos (30 frames por segundo):

  • Processador/CPU: Intel i3-370M
  • Placa Gráfica/GPU: Intel HD 3000

Recomendados (60 frames por segundo):

  • Processador/CPU: Intel i3-4150
  • Placa Gráfica/GPU: GeForce GT 730

Configuração "High End" (144+ frames por segundo):

  • Processador/CPU: Intel Core i5-4460 3.2GHz
  • Placa Gráfica/GPU: GTX 1050 Ti

Sova

Divulgação/Riot Games Divulgação/Riot Games

Encarando gigantes do mercado

Aí vem um novo concorrente...

Divulgação

Overwatch

Desenvolvido pela Blizzard e lançado em 2016, o FPS renovou o gênero de jogos de tiro em equipes, intensificando o conceito de personagens como "heróis" com habilidades próprias.

Reprodução

Counter-Strike

O número 1 dos jogo de tiro e principal expoente dos FPS no cenário de eSports. Valorant tem elementos semelhantes a CS:GO, como compra de armas e a dinâmica de plantar bombas.

Divulgação/Ubisoft

Rainbow Six Siege

O jogo de tiro da Ubisoft também tem a estrutura de Ataque x Defesa e agentes com história e diferentes habilidades. Apesar de ainda não ser grátis, R6 é um dos grandes nomes dos eSports.

Reprodução

Apex Legends

Criado pela Respawn Games, estúdio sob a asa da Electronic Arts, Apex Legends teve um primeiro ano tumultuado, mas vem se reencontrando com novidades e atualizações constantes.

Topo