Foi no Big Brother Brasil 5, realizado em 2005, que os brasileiros conheceram duas celebridades que muitos até esquecem que são ex-BBBs: Jean Wyllys, campeão da edição e hoje conhecido por sua carreira política, e a atriz Grazi Massafera, a vice.
Eles e o restante dos dez participantes do programa eram os protagonistas de Meu Big Brother, o segundo game oficial do reality, dessa vez feito para celulares.
O jogo era uma espécie de "Tamagotchi" baseado nos confinados na casa. Era preciso ter cuidados com alimentação, higiene e se dar bem nas atividades para se livrar do paredão.
O Meu Big Brother também disponibilizava notícias do programa, um Portal de Voz para escutar cada morador da casa, o fórum Big Chat e Big Quiz com perguntas e respostas sobre o programa. Tudo isso em uma época em que smartphones estavam longe de aparecer no mercado.
Um dos responsáveis pelo game foi Henrique Olifiers, hoje conhecido como diretor da Bossa Studios, desenvolvedora de Londres responsável por sucessos indies como Surgeon Simulator e I am Bread.
Antes disso, Olifiers trabalhou na Globo, cuidando da operação do Meu Big Brother, um jogo que ele diz ter sido revolucionário ao tentar trazer, em tempo real, informações dentro da casa para o celular.
"O Meu Big Brother tinha um time de conteúdo dentro da casa do BBB alimentando updates de minuto a minuto, fazendo com que os personagens no game refletissem o que os brothers estavam fazendo na vida real. Ele permitia interação como votar em paredões, brothers favoritos etc., literalmente levando o programa para dentro do jogo."
Olifiers lembra que, durante o período de produção, eles precisaram trabalhar com a tecnologia 2G e celulares que não tinham um padrão: cada marca e modelo tinha um desafio diferente. Por fim, o My Big Brother foi lançado para 35 modelos únicos. "Foi como lançar um game para mais de 30 plataformas ao mesmo tempo".
Apesar das adversidades, o game brasileiro fez bastante sucesso com o público, tanto que o projeto foi exportado depois para os Big Brothers da Austrália e Alemanha.