Os gatilhos adaptáveis do DualSense foram os que mais me impressionaram. A resistência existe mesmo, e é impressionante como pequenos ajustes criam sensações completamente diferentes.
Em Astro's Playroom, jogo que já vem instalado no PS5 e foi feito para demonstrar o potencial do DualSense, os desenvolvedores abusaram da tecnologia. Você vai notar uma resistência extra no meio do trajeto do gatilho para simular a sensação de puxar uma alavanca, uma resistência constante ao apertar uma bola de metal e que some quando ela quebra, e até o "creck creck" de estar com as duas mãos em um apoio passando rapidamente por um trilho dentado.
Em Devil May Cry 5 Special Edition, o gatilho simula o efeito de "acelerar" da espada de Nero, igual ao acelerador de uma moto. Não sei que tipo de magia tecnológica eles usaram, mas a sensação é idêntica!
Outro recurso que a Sony usou exaustivamente no marketing do DualSense foi a "resposta tátil" ou feedback háptico, como também ficou conhecido.
Eu tinha altas expectativas com o feedback háptico, mas apesar das boas experiências não foi exatamente o que eu imaginava.
Muito se falava sobre as sensações —andar pela areia em Astro's Playroom pareceria areia de verdade, assim como andar pelo gelo também daria uma sensação "escorregadia". Não posso dizer que isso é mentira, mas a sensação não é tão realista como se imagina.
Existem, sim, diferenças claras entre todas essas superfícies, e se você jogar de olhos fechados vai saber dizer apenas pelo tato quando o personagem mudou de terreno, por exemplo. Mas é difícil saber dizer exatamente qual terreno é aquele.
Ainda assim, é possível criar efeitos bem surpreendentes. Andar na lama e passar por obstáculos em uma corrida em Astro's Playroom foram os que mais me impressionaram.
No final, o feedback háptico é uma bela evolução do sistema de "rumble" que já conhecemos, com vibrações mais refinadas e localizadas. Pelo menos eles acertaram mais do que o "HD Rumble" dos Joy-Cons do Nintendo Switch.
Só é uma pena que não chega a te fazer sentir a bioeletricidade do Miles Morales na ponta dos dedos como eu imaginava.
E se você leu tudo isso e achou todos esses efeitos uma grande bobagem, um desperdício de bateria ou tem mãos muito sensíveis, tudo pode ser ajustado ou até mesmo desligado pelo próprio menu do console.