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Direto da GDC: leia impressões de "Zelda: Phantom Hourglass"

THÉO AZEVEDO<br> Enviado especial a San Franc

08/03/2007 11h36

A estréia de "Zelda" no DS, sem surpresa alguma, figurou entre os jogos mais populares do estande da Nintendo na Game Developers Conference 2007, onde era possível experimentar o modo multiplayer do RPG de ação, em partidas para dois participantes.

Em um mapa cheio paredes, que lembra um labirinto, um jogador controla Link, que precisa coletar fragmentos da Triforce, espalhado por vários locais, e levá-los para a sua base, em um dos extremos do cenário; o outro comanda três guardas mal-encarados que devem justamente colocar fim aos planos do protagonista.

A diferença básica está nos controles: em relação a Link, a stylus determina para qual direção ele deve seguir, tudo em tempo real, bastando apenas arrastar o acessório; já para os guardas, é necessário tracejar uma rota com a caneta, que será seguida à risca, uma forma bem menos ágil de movimentar-se - em compensação, são três contra um, e mãos bem ágeis podem se aproveitar disso.

São três rounds de dois minutos cada, e os jogadores se alternam entre os lados. Vence aquele que tiver o maior número de fragmentos ao final da disputa, que é "apimentada" por diversos itens que aparecem pelo cenário. A cor do item determina qual jogador pode usá-lo.

Um dos itens, por exemplo, aumenta a velocidade do personagem, algo particularmente útil para Link, cuja velocidade é reduzida quando ele está carregando um artefato. Contudo, é possível usar certas zonas seguras do mapa nas quais os guardas não têm acesso enquanto se está lá.

O interessante é que muito embora a ação aconteça na tela inferior, na maior parte do tempo é preciso olhar para a superior, que exibe um mapa muito prático para determinar tanto os seus movimentos quanto para espionar, quando possível, os do adversário.

Por ora, alguns mistérios sobre "Phantom Hourglass" permanecem intactos, como o suporte ou não a multiplayer online e a própria data de lançamento do game. Não foi possível experimentar o single-player, mas o multiplayer serviu como aperitivo de primeira para o RPG, com seu colorido e vibrante visual ao estilo de "Wind Waker".
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