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Direto da GC: "Drake's Fortune" é aventura e tanto

THÉO AZEVEDO<br> Enviado especial a Leipzig

23/08/2007 16h24

Indiana Jones, "Tomb Raider", "Pitfall". Compare com o que quiser, mas a verdade é que "Uncharted: Drake's Fortune" tem o seu próprio estilo. A Naughty Dog, produtora de títulos como "Crash Bandicoot" e "Jak & Daxter", mostra que aventura é com ela mesma. A fase testada pelo UOL, na Games Convention, começa quando o protagonista, um famoso explorador, sofre um acidente aéreo e cai na ilha onde acredita que o tesouro perdido de El Dorado está escondido.

Drake sobrevive graças ao pára-quedas, mas não sem antes ficar preso em uma árvore. Bem, logo ele descobre que não está sozinho na ilha, repleta de mercenários nada amigáveis. O primeiro aspecto que impressiona em "Uncharted" é o realismo dos cenários, ambientados, é claro, na selva. Vegetação, musgo, lagos, insetos, pássaros, flores, rochas: tudo contribui para formar belas e verossímeis paisagens.

O jogo tem um clima cinematográfico, não só pelos cenários, mas pelas tomadas de câmera -durante um salto mais longo, a cena é mostrada em câmera lenta, de um ângulo diferente. A luz dos sol passa pelas folhas das árvores e chega até o corpo de Drake, um efeito que fica bonito quando se está em movimento.

E em "Uncharted", quase sempre se está em movimento, seja superando as dificuldades da selva ou trocando tiros ou sopapos com os inimigos. Os cenários são grandes, mas o andamento, pelo menos até onde foi possível constatar na demonstração, é linear. Em certos momentos, como ao tentar andar sobre um tronco que separa duas plataformas, é preciso jogar um minigame com o Sixaxis, movimentando-o para os lados, de forma a manter o equilíbrio do protagonista.

Normalmente, jogos de aventura não têm combates à altura. Este é um quesito difícil de se avaliar jogando apenas poucos minutos, mas o game até que se esforça nas reações e animações dos inimigos, que se comportam de maneira convicente. Além de se proteger, encostando em superfícies como paredes (botão círculo), Drake pode mirar com uma visão acima do ombro (L1), facilitando acertar a cabeça, ponto fatal.

No início, a munição é escassa, e deve ser coletada dos cadáveres dos inimigos. Se a bala acabar, resta a luta no mano-a-mano. É possível, em certos casos, resolver rapidamente a situação em um minigame contextual: basta apertar o botão no momento certo para abater o adversário.

"Uncharted: Drake's Fortune" é o tipo de jogo que você torce para que o demo não acabe tão rápido e fica imaginando o que aparecerá nas fases seguintes para manter a experiência em alta. De certo, não se trata de um clone ou coisa do gênero, mas sim de uma aventura engajante e promissora. Se a Naughty Dog conseguir fugir à repetição, o PlayStation 3 tem um grande jogo pela frente.

O lançamento está previsto para este ano.


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