Topo

Para Naughty Dog, consoles caros prejudicam mercado

26/08/2007 09h03

Em entrevista publicada pelo site Gamasutra, Jason Rubin - um dos fundadores do estúdio Naughty Dog, atualmente trabalhando em "Uncharted: Drake's Fortune" para o PS3 - comentou que, com exceção da Nintendno, as fabricantes de consoles ''se envolveram demais na tecnologia'' e colocaram preços ''um pouco fora do alcance'' do usuário final. ''Não acho que se trate da tecnologia. É sobre entretenimento'', diz Rubin.

''Em 2004, dei uma palestra chamada 'Great Graphics: Who Cares?' (Gráficos Ótimos: Quem Se Importa?). Fundei a Naughty Dog pensando nos gráficos - Crash era mais bonito do que maioria dos games na ocasião, e isto fez com que as pessoas o vissem. Mas agora se trata mais de jogabilidade. E acho que os fabricantes de console em geral, com a possível exceção da Nintendo, se envolveram demais na tecnologia e os preços ficaram um pouco fora de mão para o usuário final, e isto prejudica os lançamentos''.

Rubin comenta que a base instalada e expandir o público é sua preocupação: ''eu preferiria ter um console 30% mais fraco com o triplo de jogos em seu primeiro ano de venda, para que seu game alcance um público mais amplo, e você possa ser mais agressivo com seus orçamentos e coisas assim. Não acho que se trate de tecnologia. É sobre entretenimento. Ninguém veio para a Comic-Con [onde foi realizada a entrevista] ver o próximo avanço tecnológico. Vieram ver os personagens, a arte, o estilo... e se estão na área dos games, a jogabilidade é que eles amam. Acho que como indústria, precisamos nos tocar de que agora somos totalmente entretenimento, não somos tecnologia''.