Topo

Para Valve, exclusividade do DX10 no Vista foi erro

29/08/2007 02h04

De acordo com uma recente entrevista no site Heise Online, Gabe Newell, o chefão da Valve, disse que a decisão da Microsoft de tornar o DirectX 10 exclusivo do Windows Vista é um erro. Tal decisão, segundo ele, afetou a indústria inteira visto que apenas uma pequena fração dos jogadores podem usar DirectX 10.

Uma recente enquete feita pela própria Valve Software em seu site mostrou que apenas um a cada cinquenta jogadores tem placas de vídeo compatíveis com DX10 e Windows Vista instalado.

Quando desenvolvendo jogos multiplataforma (PS3, X360), as produtoras olham sempre para o menor denominador comum, e como nenhum desses consoles suportam Shader Model 4.0 ou DirectX 10, apenas alguns jogos usam essas tecnologias, disse ele.

Além disso, ele lamentou que a atual falta de diversificação em termos de controles para o PC. Ele gostaria de ver controladores como o Wii-remote ou a guitarra de "Guitar Hero", mas como o suporte do DirectX para dispositivos como esse tem sido reduzido drasticamente nos últimos anos, desenvolvedores ficaram intimados em investir na implementação dessas inovações caras.

"Half-Life 2 Orange Box", que será lançado para PC, Xbox 360 e PlayStation 3, usa pouquíssimas funções do DirectX 10. O game será lançado no dia 12 de outubro, exceto a versão PS3 que sai duas ou três semanas depois. Via Steam, os usuários poderão comprar e baixar já a partir do dia 10 de outubro. As versões console suportam 720p.