Topo

Direto da TGS: "Deca Sporta" é opção a "Wii Play"

<b>FABIO PANCHERI<BR> Enviado especial a Tóqu

20/09/2007 10h32

Não é o jogo que eu elegeria como primeiro da fila numa Tokyo Game Show, mas bem na entrada da feira, simpáticas orientais convidavam para conhecer três dos passatempos de "Deca Sporta", com direito a levar uma munhequeira depois da experiência. Por que não?

No estande da Hudson no Makuhari Messe, local da TGS, visitantes podiam testar arco e flecha, snowboarding e badminton, este último mais conhecido como peteca, pelas bandas do Brasil. Seja qual fosse a escolha todos os passatempos são livres de complicações e usam o mínimo de botões, como manda a cartilha atual da Nintendo.

A mecânica de badminton é idêntica a de "Wii Tennis": basta movimentar o Wii-Remote como se fosse uma raquete. O que muda é o ritmo, já que a peteca não ganha tanta velocidade quanto uma bolinha. Já no arco e flecha uma vez que o jogador aperta o botão B do Wii-Remote, tem um tempo para apontar o controle para a tela, mirar e disparar. Por último, dos três, snowboarding pode ser considerado o mais engenhoso. Além de balançar o controle para esquerda e direita para fazer curvas, um solavanco para cima faz o atleta pular e, neste momento, pode-se ainda abertar o botão B para ele rodopiar no ar.

Diferente de "Wii Play", "Deca Sporta" não usa os Miis, mas mantém o visual simples e simpático. Comparado com a coletânea de passatempos da Nintendo, chega a ser até um pouco mais trabalhado, mas gráficos não fisgam o jogador; "Deca Sports" agrada pela diversão sem compromisso.

A coletânea de passatempos da Hudson não vem com controle brinde, como "Wii Play", e munhequeira só mesmo para quem esteve na TGS. Mesmo assim é curioso ver como pequenas variações e um pouco mais de polimento em cima dos conceitos de "Wii Play" e "Wii Sports" podem dar cara nova ao casual. Se não um substituto para os sucessos da Nintendo, ao menos é uma boa alternativa.