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Direto da TGS: gráfico evolui em "Ace Combat 6"

<b>AKIRA SUZUKI<br> Enviado especial a Tóquio

21/09/2007 14h50

Nos céus dos videogames, a série "Ace Combat", da Namco, tem o controle absoluto do espaço aéreo. A franquia conseguiu isso com doses precisas de simulador e ação arcade, uma fórmula tão azeitada que parece não haver motivos para mudança.

É isso que acontece com "Ace Combat 6: Fires of Liberation", que, em termos de controle, é praticamente igual às últimas edições para o PlayStation 2.

Mas se o Xbox 360 não consegue oferecer mais manejo, deixou os aviões com um nível de detalhes sem precedentes na série. Nas edições para o console da Sony, as aeronaves já eram montadas com minúcia, principalmente nas cenas de replays; agora, num console de nova geração, o visual está mais exuberante que nunca.

Parece que todas as partes móveis dos aviões foram reproduzidas nos mínimos detalhes. Dá para ver cada flap, cada peça que compõe o bocal do jato se mexendo, por exemplo. Além disso, as máquinas voadoras possuem texturas refinadas, aumentando ainda mais o realismo. O trabalho se completa com belos efeitos gráficos como a da sombra própria e da distorção do ar causado pelos jatos. Dá até dó usar a visão em primeira pessoa e tirar da tela esse trabalho magnífico.

Os cenários também ficaram mais complexos: a fase mostrada é uma cidade, mas há muito mais prédios que nas versões anteriores. É quase uma fotografia aérea em 3D. E o brilho do mar refletindo o sol, as nuvens e o avião "cortando" o ar deixa tudo mais bonito e realista.

Outra área em que o Xbox 360 faz diferença é o multiplayer - sim, existe essa modalidade para PSP, mas é bem mais limitada. A demonstração da TGS foi em rede local, mas a edição final deve ter todos os modos multijogador online. A regra adotada no estande foi a "battle royal", ou, traduzindo, é o famoso mata-mata, que, na demonstração, logo virou um divertido festival de mísseis disparados para todos os lados.