Topo

Direto da TGS: "Viva Piñata Party Animals" tem carisma

FABIO PANCHERI<br> Enviado especial a Tóquio

21/09/2007 18h29

Talvez o jogo mais injustiçado do Xbox 360, "Viva Piñata" tenha uma segunda e merecida chance. "Party Animals", no entanto, é bem diferente do original, no qual o jogador deve cultivar um jardim para atrair coloridas e açucaradas piñatas.

Ainda voltado ao público mirim, "Party Animals" é uma mistura de "Mario Kart" com "Mario Party", para até quatro jogadores. No prato principal estão as corridas cheias de itens que são intercaladas com divertidos minigames. No estande da Microsoft, na Tokyo Game Show, tive a oportunidade de "pisar fundo" com uma das piñatas e participar de dois passatempos.

Como não poderia deixar de ser, os controles são bem simples e voltados para a família. A corrida talvez seja o ápice da "complicação", com botões para acelerar, pular e usar item especial que sacaneia o oponente ou dá superpoderes. É animada, ágil e carismática, como no jogo de corrida da Nintendo.

Num dos passatempos do demo - o jogo terá mais de 50 -, cada uma das pinãtas devia pintar o chão. Sem mistério, vence quem tiver a maior área colorida no final, mas a diversão está em apagar o que seu adversário fez pulando e caindo de bunda na arena. O outro era um concurso de dança, que segue a mecânica dos jogos do gênero: aperte o botão indicado na tela no momento certo para realizar o passo - quem já viu uma "dança de acasalamento" do primeiro "Viva Pinãta" sabe como essas cenas são engraçadas.

Produzido pela Krome Studios, "Viva Piñata Party Animals" mantém o colorido e a vivacidade da criação da Rare ("Banjo", "Perfect Dark"). Apesar de bonitos, os cenários não têm o mesmo acabamento do original, em parte devido ao estilo que coloca quatro pinãtas competindo freneticamente numa mesma tela - no original, elas são uma conquista que o jogador pode admirar individualmente.

Mesmo assim, o jogo tem carisma de sobra para ser um concorrente tanto de "Mario Kart" como de "Mario Party". Resta saber, se como no original, "Viva Piñata Party Animals" não terá dificuldade para encontrar público dentro do console da Microsoft.

O game será lançado em 2007.