Topo

Desenvolver para PS3 'é perda de tempo', diz Valve

11/10/2007 18h00

Falando à publicação inglesa Edge, Gabe Newell, co-fundador da Valve, disparou novos ataques ao console de nova geração da Sony.

"Eu acho que é uma perda de tempo para todo mundo", falou sobre desenvolver jogos para PlayStation 3. "Investir no Cell, investir no SPE [núcleos de processamento do chip Cell] não traz benefícios a longo prazo. Não há nada ali que você vá usar em qualquer outra coisa. Você não vai ganhar nada, exceto raiva da arquitetura que eles criaram".

"Não acho que eles vão fazer dinheiro com sua caixa. Não acho uma boa solução", opinou Newell sobre o console da Sony.

No começo do ano, ele já havia criticado o PlayStation 3, que considerou um "desastre total em muitos níveis". "Acho que está claro que a Sony perdeu a referência do que os consumidores e os desenvolvedores querem".

"Diria que, mesmo nessa altura do campeonato, eles deveriam cancelar isso e refazer tudo", disse Newell em janeiro deste ano, quando o console tinha pouco mais de um mês de lançamento.

Mesmo assim, o executivo crê que quem comprar "Half-Life 2: The Orange Box" para PlayStation 3, que foi convertido pelo time da Electronic Arts, ficará "feliz com sua experiência de jogo". "Mas eu acho que é mais difícil chegar ao mesmo patamar do Xbox 360 e do PC", conclui.