Topo

Leitores confirmam o gosto pelos simuladores musicais

HENRIQUE SAMPAIO<br> Colaboração para o UOL

17/12/2007 22h42

Jogos musicais podem ser divididos em dois estilos: aqueles que acompanham acessórios como instrumentos e tapetes de dança, a exemplo de "Guitar Hero" e "Dance Dance Revolution", e os mais experimentais. Estes trazem trilhas sonoras originais e exploram novas mecânicas de jogo, como "Space Channel 5" e "PaRappa the Rapper"

Por causa do apelo às massas, com músicas pop e de rock licenciadas, os jogos da primeira categoria se tornaram muito mais populares ao longo dos anos, inibindo a chegada de títulos musicais com propostas mais experimentais.

Recentemente, porém, dois jogos musicais que seguem a linha alternativa foram anunciados. Um deles é "Patapon", da Sony Computer Entertainment para o PSP, que mistura ação, estratégia e música com um visual estilizado. O outro, que ainda não foi revelado, será da dupla responsável por "PaRappa the Rapper", para o Wii.

A enquete realizada no Fórum UOL Jogos confirma a preferência dos jogadores pelos jogos musicais voltados à simulação: 38% dos 70 usuários participantes preferem jogos com trilha sonora licenciada e acessórios, enquanto 28% optaram pelos títulos mais experimentais.

No entanto, os comentários dos usuários parecem revelar o contrário. "Prefiro os jogos musicais que trazem trilha sonora original e não necessitam de acessórios caros", disse Radamanthys de Wyvern. "Em geral, acho que esses jogos são mais criativos e merecem continuações", complementou, citando títulos que seguem a linha alternativa, como "Amplitude" e "Gitaroo Man", ambos para PlayStation 2.

Curiosamente, a discussão entre os usuários ficou limitada entre "Guitar Hero" e "Elite Beat Agents", talvez os principais representantes das duas vertentes dos jogos musicais. Para o [Obi-Wan], "'Elite Beat Agents' é 'mais jogo'. Ele é mais variado, traz histórias e muito humor. 'Guitar Hero' é para pessoas que gostam de rock e querem sentir a sensação de estar tocando uma guitarra".

Outro título bastante comentado entre os usuários que apreciam o lado mais experimental do gênero foi "Rhythm Tengoku", jogo dos criadores de "WarioWare", para GameBoy Advance. Apesar de não ser muito popular no ocidente, pelo fato de ter sido lançado apenas no Japão, é considerado um dos mais interessantes jogos musicais já feitos.
Mais
Confira a opinião dos leitores do fórum UOL Jogos
Faça o cadastro no fórum UOL Jogos
Dupla de "PaRappa the Rapper" prepara jogo musical
Game musical "Patapon" é anunciado nos EUA