Topo

Kojima quer que personagens tenham expressão de dor

04/01/2008 14h31

Em entrevista para a revista japonesa Famitsu, Hideo Kojima, criador da série "Metal Gear", disse que quer fazer jogos cujos personagens façam expressão de dor no rosto.

A declaração veio quando foi indagada por Jade Raymon, produtora de "Assassin's Creed", que perguntou o que pensa Kojima sobre a violência nos games.

"Não acho que muitos jogos enfrentam cara a cara a violência", opina o Kojima. "[Na vida real] Quando você acerta alguém ou inflige dor, o rosto fica desfigurado, por exemplo, e eu quero fazer jogos que mostrem esse tipo de coisa". "Se você não vê a dor, não pode entender o que fez, e passará pelas batalhas sem assumir responsabilidade pelos seus atos. Não quero ignorar isso. Quero que os jogadores pensem, mesmo que seja um pouco, sobre o que é a violência e a guerra".

Raymond declarou que se inspirou na série "Metal Gear Solid" para fazer "Assassin's Creed". Kojima devolveu a gentileza: "Tenho que escolher com cuidado as palavras para não ser mal interpretado, mas penso que há poucos desenvolvedores hoje que pensam em fazer um bom jogo. Como criador, acho isso triste, mas quando vejo times como o de 'Assassin's Creed', isso me dá confiança. Quero que 'Assassin's Creed' venda bem".

Kojima não precisa se preocupar com o game de Jade Raymond, pois foi o jogo original que mais rápido vendeu nos Estados Unidos, com 1,4 milhão comercializados em novembro, segundo pesquisa do NPD Group. No mundo inteiro, foram 2,5 milhões de cópias, de acordo com a Ubisoft.

Já "Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots" está previsto para aparecer no primeiro semestre de 2008. O game é um dos títulos mais aguardados para o PlayStation 3.