"Battlefield Heroes" é jogo online gratuito
Trata-se de um campo que está sendo explorado de forma mais contundente pela EA, outrora a maior empresa de games do mundo, que perdeu espaço para a fusão entre Activision e Vivendi Games. A situação é mais ameaçadora no campo dos jogos online e casuais, já que a rival possui franquias populares como o game musical "Guitar Hero" - ainda que, nesse caso, a EA consiga contra-atacar com "Rock Band" - e o RPG online sem limite de jogadores de "World of Warcraft", um dos maiores sucessos comerciais da atualidade.
"Battlefield Heroes" difere de seus antecessores por trazer um visual de cartum (como "Team Fortress 2", da Valve) e pela promessa simplificar a mecânica de jogo, sendo mais amigável para usuários novatos. Um sistema de casamento de partidas online foi criado para que reúna jogadores com nível de habilidade similar. No entanto, promete manter robusta a funcionalidade de personalização de avatar.
"Jogos online atraem uma grande audiência", analisa Gerhard Florin, vice-presidente-executivo de publicação da Electronic Arts para os Estados Unidos e Europa. "As pessoas querem jogar games de novas maneiras, de fácil acesso, que sejam rápidos na diversão. Com 'Battlefield Heroes', a EA traz sua primeira grande franquia para a América do Norte e Europa com um novo modelo de distribuição e estrutura de preços adaptada para o jeito evoluído das pessoas jogarem".
Já Ben Cousin, produtor-sênior da EA DICE, diz que o game "tem algo a oferecer para todos os tipos de jogadores, seja os fãs de 'Battlefield' ou jogadores casuais". "Com o novo modelo online, adicionaremos continuamente novos conteúdos para deixar o jogo sempre novo e manter os jogadores interessados, ao mesmo tempo em que as sugestões dos usuários serão integradas em tempo real. Sendo eu um desenvolvedor de jogos, é um jeito novo e bacana de fazer games".
"Battlefield Heroes" é gratuito para jogar. A companhia pretende arrecadar com anúncios dentro do jogo e com a venda de itens virtuais, como novas roupas, armas e outros equipamentos.
Assim, a Electronic Arts leva para o ocidente o modelo que está funcionando na Ásia, principalmente na Coréia do Sul, onde os games online são muito populares. Por lá, a companhia lançou uma versão online e gratuita da franquia futebolística "FIFA Soccer". Falando ao jornal The New York Times, o Florin disse que o jogo tem mais de cinco milhões de usuários e gera mais de US$ 1 milhão por mês em vendas de itens, como novas chuteiras e melhoramento das habilidades dos atletas (mais velocidade, por exemplo). O executivo diz que a maioria não gasta nada com o game, mas há uma expressiva parcela do público que desembolsa entre US$ 15 e US$ 20 por mês.
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