Topo

Sem "Counter-Strike" lan houses serão prejudicadas, dizem leitores

HENRIQUE SAMPAIO<br> Colaboração para o UOL

24/01/2008 21h24

Desde a última quinta-feira (17), "EverQuest" e "Counter-Strike" começaram a ser apreendidos em Goiás pelo Procon - em uma ação que visa atingir todo o território nacional -, por serem considerados "impróprios para o consumo, na medida em que são nocivos à saúde dos consumidores". Ambos os títulos entraram para a lista de jogos banidos no Brasil, pela qual já passaram "Carmaggedon", "Postal" e "Grand Theft Auto".

A polêmica causada pela notícia foi grande, inclusive no Fórum UOL Jogos, onde questionamos os usuários a respeito do impacto da ação judicial sobre as lan houses do país. 62% dos 220 usuários participantes acreditam que a proibição dos jogos prejudicará as lan houses.

"A perda de 'Counter-Strike' trará algum prejuízo, com certeza, pois apesar de antigo, o jogo ainda impulsionava muitos jogadores às lan houses", disse o usuário Piccolo, que ainda aproveita o espaço para deixar sua crítica. "Particularmente acredito que a decisão não tem embasamento, já que existe um órgão específico no poder executivo federal para classificar os games por faixa etária. O Judiciário pode proibir o jogo aos indivíduos que não se encaixam na referida faixa etária, mas proibi-lo por completo é um exagero desnecessário".

Buzz Buzzard vai mais longe e diz acreditar que o prejuízo não ficará restrito às lan-houses, podendo atingir também o "e-sport" nacional. "O carro chefe das melhores lan houses do país é o 'Counter-Strike'. Além do lucro que elas têm sediando campeonatos, algumas são patrocinadas por grandes empresas especializadas em hardware para promovê-los. E sem o jogo, muitas sofrerão prejuízos. (...) Creio que podem sobreviver, porém lucrando menos".

Para Vike, não importa o impacto que a proibição causará às lan houses, visto que, para ele, a medida poderá afetar o próprio mercado nacional de games. "Quando achávamos que o mercado estava em progresso, a Justiça faz essa palhaçada", queixa-se. "Para mim pouco importa se as lan houses e as lojas não terão mais 'Counter-Strike'. É mais importante ver que o preconceito perante os games continua altíssimo".

Há também quem não olhe para a proibição com tanto desgosto. "A partir de hoje, as lan houses serão locais mais agradáveis de se visitar", diz Dragonite, em tom irônico. Já o usuário Nerdscape acredita que a medida obrigará os estabelecimentos a expandirem o leque de opções para jogos online. "Podemos concordar que por mais divertido que seja, 'Conter-Strike' já deu o que tinha que dar. Só na categoria tiro em primeira-pessoa, há jogos mais modernos, completos e divertidos para jogar".
Mais
Confira a opinião dos leitores do fórum UOL Jogos
"Counter-Strike" e "EverQuest" estão proibidos no Brasil
Faça o cadastro no fórum UOL Jogos