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Para leitores, vendas não influenciam decisão de compra

HENRIQUE SAMPAIO<br> Colaboração para o UOL

08/02/2008 20h10

O atual fenômeno de vendas no Japão é "Super Smash Bros. Brawl", que só nos primeiros quatro dias após o lançamento vendeu 820 mil unidades, um recorde. Segundo o site Shinobi no Enmatchô, especializado no mercado de games, 95% do estoque foi vendido, média altíssima, pois com 80% já há um desequilíbrio entre oferta e demanda.

Além de ser o jogo mais aguardado do Wii - o lançamento norte-americano está programado para o dia 9 de março -, "Smash Bros." possui uma imensa legião de fãs assíduos, que cresce exponencialmente a cada nova edição, graças ao seu poder de atrair tanto o público "hardcore" quanto o casual.

Muito antes do seu lançamento, o jogo já chamava a atenção da mídia especializada e dos jogadores. A constante atualização do site oficial, com novas imagens, vídeos e informações semanais e a inclusão de personagens de outras produtoras, como Solid Snake ("Metal Gear") e Sonic, ajudaram a fomentar o interesse dos jogadores e não-jogadores pelo título.

Levando em consideração o sucesso de "Super Smash Bros. Brawl", levamos a seguinte questão aos usuários do Fórum UOL Jogos: vendas são um fator determinante na hora de decidir a compra? Apesar de a vendagem de jogos e consoles ser um assunto constante entre os aficionados por games, para 83% dos 200 participantes a resposta é não.

"Tal como as críticas da mídia especializada, as vendas não me influenciam", disse o usuário Gunbalde, que antes de comprar um jogo prefere conhecê-lo através de vídeos na internet, em vez de se guiar pelo sucesso do mesmo. "Se tratar de um jogo de uma franquia de qualidade, que eu goste muito, compro sem pensar duas vezes".

Para Vike, os jogadores que se guiam apenas pelo sucesso comercial acabam perdendo a oportunidade de conhecer títulos mais interessantes. "Basta citar exemplos de verdadeiras obras primas que foram fiascos de vendas, como 'ICO', 'Okami' e até mesmo 'Zelda', para Wii, que não obteve boas vendas no Japão, principalmente se levarmos em conta a popularidade da série".

Reforçando a opinião anterior, o usuário Lougie cita os jogos "Enter the Matrix" e "Beyond Good and Evil", exemplo de antítese: o primeiro foi execrado pela mídia especializada e, no entanto, foi um grande sucesso de vendas, enquanto o segundo seguiu o caminho completamente inverso. "Contudo, normalmente as vendas condizem com a qualidade do produto, salvo essas raras exceções".

O usuário Igor Mota faz um elo entre o mercado de games e o de música, dizendo que, no caso dos jogos, ao menos o sucesso tende a andar lado a lado com a qualidade. "O mercado de games, felizmente, não está tão estagnado quanto o da música, onde somente os artistas que possuem contratos com grandes gravadoras fazem sucesso. A maioria da criatividade e talento fica no 'underground'", acredita.
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