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PC está 'em desordem', diz criador de "Gears of War"

14/02/2008 13h08

Olhando ao retrospecto da Epic Games, a companhia tem suas raízes na produção de jogos para PC. Nos anos 90, a empresa produziu clássicos para computadores como "Epic Pinball", "Jill of the Jungle", "Jazz Jackrabbit" e "One Must Fall: 2097", até que em 1998 lançou seu primeiro "Unreal", e a partir daí começou a licenciar a tecnologia usada no game, batizada Unreal Engine, para outras empresas.

Hoje, esse "engine" é usado por várias produtoras de jogos, e é considerado por muitas delas uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento de games para PC e consoles dessa geração (foi usada em jogos como "Mass Effect", da BioWare) - com exceção da Silicon Knights, de "Too Human", mas essa é outra história.

Apesar de suas raízes no PC, nos últimos anos a Epic Games passou a se concentrar também no ramo de consoles. "Gears of War", lançado em 2006 para Xbox 360, se transformou no maior sucesso da história da companhia, batendo de longe o recente "Unreal Tournament 3", a mais nova versão da série de sucesso da companhia, mas que no PC não vendeu o esperado.

Para Cliff "Cliffy B" Bleszinski, criador de "Gears of War", o mercado de jogos para PC, que costumava ser a casa da companhia, está em um estado de "desordem". Ele explica que prefere fazer jogos para consoles, deixando claro que não está falando em termos de facilidade de desenvolvimento, e sim de retorno financeiro. "Eu acho que as pessoas prefeririam fazer um jogo que vendesse 4,5 milhões de cópias a em vez de um milhão, e 'Gears' está em 4,5 milhões agora no Xbox 360", pondera.

"Acho que o PC está em desordem... O que move o [mercado de] PC agora são jogos do tipo-'Sims' e [o RPG sem limite de jogadores] 'World of Warcraft', e muitas coisas em interface baseada em web. Você apenas clica e joga. É para essa direção que o PC está seguindo. Então, para mim, o PC é uma parte secundária daquilo que estamos fazendo. É importante para nós, mas no momento fazer jogos AAA [de grande produção] para consoles é onde estamos".

Bleszinski não disse quais seriam esses jogos. Uma especulação óbvia é a continuação de "Gears of War", cujo gerente é Kudo Tsunoda, que veio da Electronic Arts. Mas o designer do game garante que não está fazendo jogos casuais. "Não quero ganhar as irmãs menores, pois não é o tipo de jogo que faço", disse. "Não estou fazendo nenhum 'Cooking Mama'", falando sobre o game de culinária - de sucesso, diga-se - para Nintendo DS e Wii.