Topo

Canadá se rende a "Mass Effect"

18/02/2008 14h43

Os Estados Unidos têm o AIAS (sigla em inglês para Academia de Artes e Ciências Interativa) e o Reino Unido, o BAFTA (Academia Britânica para Artes de Filmes e Televisão). No Canadá, o equivalente é o "Canadian Awards for the Electronic and Animated Arts", que também seleciona os melhores jogos do ano, premiando-os em várias categorias por suas realizações.

Conhecida como ELANS, a festa para premiar os melhores de 2007 aconteceu em Vancouver nesse final de semana e o vencedor da categoria principal, jogo do ano, foi "Mass Effect". O RPG ainda ganhou outros quatro prêmios, incluindo direção de arte, design de jogo, melhor script para produção de jogo e melhor personagem de videogame, este último concedido ao protagonista do game, o comandante Shepard.

"Assassin's Creed" levou dois prêmios: melhor jogo para consoles e melhor música original, enquanto "Skate" foi eleito o melhor jogo casual e "Company of Heroes", melhor título para PC.

Apesar de não ter levado como melhor do ano, "Crysis" ganhou o título de melhor jogo internacional. O ELANS, que está em seu segundo ano, foi criado para premiar companhias com base no Canadá por suas realizações nos gêneros de videogames e artes animadas.

Para inaugurar o seu hall da fama, o ELANS nomeou Don Mattrick por seus feitos na indústria. Don Mattrick foi presidente da Electronic Arts e fundador da Distinctive Software (DSI) em 1982, cuja união em 1991 gerou a EA Canada. Pessoalmente, Mattick criou "Test Drive" e foi importante na concepção de séries como "The Sims" e "Harry Potter". Depois da união com a EA em 1991, Mattrick ficou mais envolvido com a série "Need for Speed". Em 2005, Mattrick deixou o cargo de presidente da Electronic Arts, alegando não estar interessado em "gerenciar uma companhia pública". Em 2007, ele se uniu à Microsoft como conselheiro externo para a divisão de entretenimento e dispositivos e ainda no mesmo ano aceitou o cargo de vice-presidente sênior responsável pela unidade de entretenimento interativo, que inclui Xbox 360, Games for Windows e serviços da Live.

A seguir, a lista completa de ganhadores:

Jogo do ano
. Mass Effect (Bioware)

Melhor jogo para console
. Assassin's Creed (Ubisoft)

Melhor jogo para PC
. Company of Heroes (Relic Entertainment)

Melhores companhias novas de videogames
. Blue Castle Games
. Slant Six Games

Melhor design de som
. Skate (Electronic Arts)

Melhor trilha sonora original
. Assasin's Creed (Compositor: Jesper Kyd; produção: Ubisoft)

Melhor personagem
. Comandante Shepard (de "Mass Effect", Bioware)

Melhor direção de arte
. Mass Effect (Bioware)

Melhor jogo para portátil
. Socom U.S. Navy Seals: Tactical Strike (Slant Six Games)

Melhor design de jogo
. Mass Effect (Bioware)

Melhor jogo casual/arcade/celular
. Skate (Electronic Arts)

Melhor script para uma produção de jogo
. Mass Effect (Bioware)

Prêmio de inovação
. Company of Heroes: Opposing Fronts (Relic Entertainment)

Videogame internacional do ano
. Crysis (Crytek)

Hall da fama
. Don Mattrick