Sony lança motor gráfico gratuito
Em sua palestra durante a Game Developers Conference, a Sony Computer Entertainment revelou o PhyreEngine, um motor gráfico produzido internamente que pode ser usado gratuitamente pelos desenvolvedores de jogos.
A iniciativa parece uma resposta para o XNA da Microsoft, anunciada há quatro anos e cujo objetivo é atrair mais criadores, principalmente os independentes, para fazer games para o Xbox 360 e PC.
O PhyreEngine vem com documentação completa, mais de 70 exemplos práticos e recursos de arte e códigos-fonte completo das amostras em questão. Esta solução permite que os designers desenvolvam os jogos no PC (usando OpenGL e Direct3D), e compilem o código para funcionar no PlayStation 3. O processo é simples, segundo a Sony.
O Phyre também trabalho com ferramentas do mercado como o modelador 3D Maya e as tecnologias da Havok e da Ageia.
Alguns jogos já utilizaram o motor, como "flOw", "GripShift" e "Dirt"; curiosamente, alguns destes títulos têm versões para outros sistemas - "Dirt" saiu para PC e Xbox 360, e "GripShift" foi lançado para Live Arcade.
De qualquer maneira, este não deixa de ser um enorme incentivo às desenvolvedoras para que criem jogos pensando primeiro no PlayStation 3, ainda mais com a Sony prometendo apoio contínuo ao PhyreEngine.
A iniciativa parece uma resposta para o XNA da Microsoft, anunciada há quatro anos e cujo objetivo é atrair mais criadores, principalmente os independentes, para fazer games para o Xbox 360 e PC.
O PhyreEngine vem com documentação completa, mais de 70 exemplos práticos e recursos de arte e códigos-fonte completo das amostras em questão. Esta solução permite que os designers desenvolvam os jogos no PC (usando OpenGL e Direct3D), e compilem o código para funcionar no PlayStation 3. O processo é simples, segundo a Sony.
O Phyre também trabalho com ferramentas do mercado como o modelador 3D Maya e as tecnologias da Havok e da Ageia.
Alguns jogos já utilizaram o motor, como "flOw", "GripShift" e "Dirt"; curiosamente, alguns destes títulos têm versões para outros sistemas - "Dirt" saiu para PC e Xbox 360, e "GripShift" foi lançado para Live Arcade.
De qualquer maneira, este não deixa de ser um enorme incentivo às desenvolvedoras para que criem jogos pensando primeiro no PlayStation 3, ainda mais com a Sony prometendo apoio contínuo ao PhyreEngine.
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