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Ciclo de vendas de PC é diferente de console, diz Epic

25/02/2008 22h33

Falando ao site Voodoo Extreme durante a GDC, evento que reuniu criadores de jogos, Mark Rein, vice-presidente da Epic Games, disse que os jogos para PC tem potencial para vender durante um período mais longo, enquanto os consoles dependem de picos de venda durante o lançamento.

Sobre o fato de a empresa de estudos de mercado NPD ter apontado vendas de 87 mil cópias para "Crysis" e 34 mil "Unreal Tournament III", ambos para PC, nas primeiras semanas, Rein diz que os números da NPD são estimativas e que se um game vende 80 mil mensais por dez meses, é um título milionário.

"Estamos na era da internet e as pessoas reagem a números que eles não entendem", opina. Rein diz que a Epic não quer fazer o game que mais rápido vende e que os jogos para PC tem potencialmente uma "cauda mais longa" que os títulos para consoles, ou seja, tendem ficar no mercado por um período mais longo, enquanto o modelo de negócio dos videogames é vender o mais rápido possível por um curto período.

Quando perguntado sobre a recente declaração de Cliff Bleszinki, designer da própria Epic e criador de um dos maiores sucessos da casa - "Gears of War" para Xbox 360 vendeu 4,5 milhões de unidades -, Rein respondeu em tom de brincadeira: "Oh, ele é um idiota [risos]. Não, na verdade, ele é um grande cara. Cliff faz grandes jogos para console, não é? Ele está neste time e isso o faz ter prioridade para este tipo de plataforma". Bleszinki havia dito que o mercado de PC estava uma bagunça, e os gêneros que predominam são os casuais "The Sims" e os games jogados em navegador.
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