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Produtora de "Resistance" lança ferramentas gratuitas

25/02/2008 19h45

Nunca na história da indústria de jogos os produtores independentes tiveram tantas opções de ferramentas gratuitas para desenvolver jogos. Iniciativas como o XNA da Microsoft, PhyreEngine da Sony, o Steamworks da Valve e o Havok Complete são alguns desses exemplos. Agora, a produtora Insomniac, de "Resistance: Fall of Man" e "Ratchet & Clank", vem se juntar ao clube.

Durante a GDC, evento que reúne criadores de jogos, a empresa anunciou o "Nocturnal Initiative", no qual os usuários podem baixar ferramentas gratuitas e contribuir com melhorias para os aplicativos. O objetivo dessa iniciativa é fazer os produtores "compartilharem códigos-fonte e técnicas úteis entre as companhias", permitindo que eles façam jogos melhores e em tempo reduzido.

O diretor de ferramentas da Insomniac, Andy Burke, e o programador sênior de ferramentas Geoff Evans deixaram claro que os programas liberados não são "middleware", nem "motor" de jogo, soluções que são mais completas. "A noção de um 'engine' de jogo que funciona muito bem com qualquer estilo jogo é algo muito difícil de obter", disse Evans. "Estamos felizes de compartilhar o código que é geral e aplicável para qualquer um". Burke adicionou que "são pequenos componentes que alguém que conheça a indústria" pode pegar e usar como for necessário.

A meta primordial do "Nocturnal Initiative" é oferecer aos desenvolvedores mais tempo para tornar seus jogos mais criativos no lugar de trabalhar em problemas técnicos que são um "desperdício de tempo", na opinião de Burke. A empresa espera que todas as produtoras, incluindo a própria, contribuam com os códigos, para que as melhorias beneficiem toda a comunidade de desenvolvimento. "Quanto mais fácil tornarmos a criação dos jogos, mais jogos sairão, mais plataformas serão vendidas e haverá mais competição - e a competição, para nós, é fantástica", concluiu Burke.
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