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Activision menciona versão MMO de "Call of Duty"

05/03/2008 10h33

Durante uma recente conferência com analistas de investimentos, Bobby Kotick, executivo-chefe da Activision, disse que a companhia está considerando a idéia de tornar a franquia "Call of Duty" em um jogo online sem limite de jogadores (MMO, na sigla em inglês).

Kotick tocou rapidamente na idéia em resposta a uma pergunta na 2008 Morgan Stanley Technology Conference sobre como a união entre Activision e Vivendi Games pode abrir novas oportunidades para ambas as companhias.

Antes de fechar o acordo com a Vivendi - que é dona da Sierra e da Blizzard - Kotick disse que a Activision analisou cinco anos de dados provenientes de tentativas das produtoras americanas de entrar no mercado de MMO. A maioria fracassou, cancelou ou obteve margens mínimas de lucros. Se unindo à Blizzard, que produziu "World of Warcraft", um dos mais extraordinários sucessos do setor, ele diz que a Activision não pode apenas se apoiar na base de assinantes do game para fortalecer seu balanço financeiro, mas também terá que aprender com os veteranos da companhia como lidar com novos projetos.

Isso poderia incluir usar o talento da Blizzard e descobrir o melhor meio para Activision tornar "Call of Duty" em um MMO, disse o CEO. "Call of Duty 4: Modern Warfare", produzido pela Infinity Ward, foi um grande sucesso da companhia em 2007 - vendeu sete milhões de cópias no mundo inteiro - e freqüentemente aparece na lista semanal dos mais jogados na Xbox Live.

Kotick apenas mencionou a idéia muito superficialmente, e logo a seguir discutiu sobre a futura direção da franquia musical "Guitar Hero", que pode ter conteúdo gerado por usuário e mais canções da gravadora Universal, da Vivendi.