Topo

Epic Games diz que PC está em declínio para jogos

11/03/2008 11h04

Em entrevista ao site TG Daily, Tim Sweeney, criador do motor gráfico "Unreal", e executivo-chefe e fundador da Epic Games, disse que o PC como plataforma de jogos está em declínio, e aponta o principal culpado: chips gráficos integrados.

Perguntado sobre sua opinião acerca do futuro do PC como plataforma de jogos, Sweeney disse: "O PC está em uma posição estranha agora com relação a jogos. Agora, 60% dos PCs no mercado não têm processadores gráficos utilizáveis para jogos. Todos os chips integrados da Intel ainda são incapazes de rodar algum jogo moderno. Então, você realmente tem que comprar um PC sabendo que você vai jogar para evitar ficar preso a gráficos integrados. Isso é infeliz, e isso é uma das razões principais por trás do declínio do PC como plataforma de jogo. Isso realmente deixou as vendas de PCs de última geração em perigo. No passado, se você comprasse um jogo, ele ao menos funcionaria. Pode não ter sido a melhor das experiências, mas ele sempre funcionaria".

Não é a primeira vez que a produtora tem dúvidas sobre a atual situação do mercado de PC para jogos. Cliff Bleszinski, criador de "Gears of War", disse que o mercado de PC está em "desordem", que tem como principais filões os jogos do tipo "The Sims", casuais, ou títulos online sem limite de jogadores, como "World of Warcraft", ou games simples para navegador.

Algumas companhias perceberam o declínio do PC e, por isso, gigantes como a Microsoft, Intel e a própria Epic Games formaram um consórcio para "salvar" a plataforma. Chamada de PC Gaming Alliance, o grupo serve como um fórum para desenvolvedores e colaboram em processos como marketing, produção e análise do mercado de games para PC.
Mais
Ciclo de vendas de PC é diferente de console, diz Epic