Topo

"Manhunt 2" finalmente será lançado no Reino Unido

14/03/2008 17h10

Foi uma longa batalha. Após duas rejeições para obter a classificação etária no Reino Unidos e apelações à Alta Corte do País, o polêmico "Manhunt 2" finalmente poderá ser lançado na terra da Rainha.

O violento jogo, naturalmente, ganhou o selo 18+, impróprio para menores de idade.

Assim como o primeiro game, "Manhunt 2" tem como ponto mais controverso os assassinatos brutais. A polêmica consiste tanto nos tipos de armas como nas execuções das mortes.

Na versão original, essas cenas eram mostradas claramente, e, por isso, recebeu a classificação AO, somente para adultos, nos Estados Unidos. Como as fabricantes de hardware não permitem o lançamento de jogos comente para adultos, a produtora Rockstar trabalhou numa versão "atenuada", no qual as cenas de matança são encobertas com filtros de efeito, permitindo apenas sugerir as animações. Com essas modificações, o game conseguiu o selo M (não recomendado para menores de 17 anos).

No Reino Unido, o órgão responsável pela classificação, o BBFC, rejeitou as duas edições de "Manhunt 2". A produtora apelou à Video Appeals Committee, que deu ganho para a Rockstar, mas o BBFC recorreu à Alta Corte. O tribunal máximo estabeleceu novos critérios de avaliação, e nessa condição, a Video Appeals Committee, novamente favoreceu a companhia, por quatro votos a três. Assim, encerra-se uma longa batalha de mais de oito meses de duração.

Por enquanto, ainda não há data prevista para "Manhunt 2" ser lançado no Reino Unido.

Apesar de toda controvérsia, "Manhunt 2" tem enredo e desafio que não superam os do primeiro game. A violência é pesada, mesmo com um filtro que impede ver as cenas mais intensas dos assassinatos.
Mais
Rockstar vence em apelação no caso "Manhunt 2"