Topo

Criador diz que 'amaria' refazer clássico "Syndicate"

20/03/2008 20h32

Alguns clássicos nunca morrem ou, pelo menos, vivem para sempre na mente dos fãs. Felizmente, isso também acontece com alguns criadores desses jogos nostálgicos, como é o caso de Peter Molyneux, aclamado game designer responsável por jogos como "Black & White" e "Fable", que revelou sua vontade de recriar um clássico de sua ex-produtora, a Bullfrog.

"Eu adoraria refazer uma versão de 'Syndicate'. O jogo é provavelmente um dos meus favoritos", disse o designer. Em 2006, durante a feira alemã Games Convention, Molyneux já havia opinado que uma edição de nova geração de "Syndicate" seria popular entre os jogadores.

O grande problema, no entanto, é que grande parte de suas franquias, pelo menos aquelas criadas na época da Bullfrog, tornaram-se propriedade da Electronic Arts. E, como a própria empresa já admitiu, algumas franquias não foram aproveitadas.

Molyneux diz que não tem participação na nova versão de "Populous", para Nintendo DS, baseado no game que ajudou a criar em 1989. "Eu sequer vi o jogo [para DS]", disse.

O designer disse que não houve conversas para reviver seus projetos passados, como "Magic Carpet" e "Dungeon Keeper", mas mantém a esperança em poder fazê-los. "Um dia, tenho certeza de que terei uma nova oportunidade e eu vou adorar fazer isso".

Lançado em 1993 para PC, "Syndicate" é um jogo de ação com temática cyberpunk, de autoria de Sean Cooper. O jogador controla uma equipe de quatro agentes ciborgues, que participam de missões de assassinato, resgate de reféns aliados e cooptação de civis e cientistas. Além das missões de campo, também há uma vertente administrativa, no qual o usuário deve pesquisar e desenvolver novas armas e melhoramentos para os agentes.