Topo

Leitores apostam em remakes de jogos clássicos

HENRIQUE SAMPAIO<br> Colaboração para o UOL

26/03/2008 21h56

Recentemente, falando à publicação sobre mercado MCV, Michael Pattison, diretor sênior de marketing da Capcom para a Europa, disse que a companhia pretende dar mais atenção à linha de jogos distribuídos digitalmente, tanto no PC quanto nos consoles.

A produtora, uma das que mais investe no segmento, possui atualmente diversos jogos em desenvolvimento para distribuição digital através da Xbox Live e PlayStation Network, dentre eles, continuações e releituras de jogos clássicos de gerações passadas, como "Super Street Fighter II Turbo HD Remix", "Bionic Commando Rearmed", "Wolf of the Battlefield: Commando 3" e "1942: Joint Strike".

Outra empresa que já demonstrou interesse em resgatar franquias antigas para a distribuição digital foi a Konami. Em entrevista ao site japonês Nikkei Trendy Net, Tomiaki Tanaka, presidente da companhia, disse que as séries "Silent Hill" e "Castlevania" poderão ganhar "remakes" para o WiiWare, canal de distribuição digital de jogos originais simples para o Wii.

O UOL fez uma pré-seleção de algumas das séries clássicas de maior sucesso das décadas de 80 e 90 e perguntamos aos usuários do Fórum UOL Jogos quais delas mereciam voltar, seja em forma de "remake" ou continuação, através dos canais de distribuição digital. Com 17% dos votos dos quase 200 participantes, o vencedor foi "Rock'n'Roll Racing", jogo de corrida em visão isométrica da Blizzard, lançado em 1993 para consoles de 16-bit. Logo atrás, ficaram as séries clássicas da Sega "Streets of Rage" e "Alex Kidd".

"Gostaria muito de ver um novo 'Alex Kidd' para os consoles de mesa dessa geração. Gosto do gênero plataforma e o resgate da franquia poderia resultar em um belo jogo. Elementos para isso ela tem", aposta o usuário Sir Alucard. "Battletoads", "Kid Icarus" e "Actraiser" (os dois últimos disponíveis para download através do Virtual Console, do Wii) também se destacaram na votação.

Se fossem lançadas atualmente, algumas dessas séries teriam que passar por uma transformação, acredita o usuário livEvil: "Para terem vez no mercado de hoje, esses jogos teriam que passar por um processo de amadurecimento, pois eles tinham um apelo mais inocente e infantil e o público-alvo delas cresceu: são 'gamers' de 25 anos, em média".

Dos jogos que não estavam presente na lista, o mais citado foi o RPG de 1995 da Square Enix, "Chrono Trigger", que até hoje possui uma legião de fãs que aguarda ansiosamente por um novo episódio. "É um game com mecânica, história e trilha sonora simplesmente impactantes. Gostaria muito de um novo game (de preferência com os mesmos personagens) ou mesmo remake para Wii ou WiiWare", disse o usuário Igor Mota. E desabafa: "Acho que o desejo de um novo game por parte dos que jogaram é tão evidente que até hoje não entendo como a Square-Enix não o criou" diz, sem deixar de lembrar da seqüência "Chrono Cross".
Mais
Confira a opinião dos leitores do fórum UOL Jogos
Capcom planeja mais foco aos jogos por download
Konami planeja clássicos para o WiiWare
Faça o cadastro no fórum UOL Jogos