Topo

Para DICE, web será responsável por revolução nos games

02/04/2008 09h49

Em uma recente entrevista, o produtor Ben Cousins, da DICE, falou sobre o mercado de jogos no PC e a idéia de que a plataforma esteja em decadência. Na opinião de Cousins, existe sim uma oportunidade para que a plataforma passe pelo mesmo "boom" vivido na era Famicon ou PlayStation, afirmando que estamos tratando de um mercado global e conectado com todo o mundo.

"Se você observar a quantidade de PCs espalhados por aí, estaremos falando de centenas e centenas de milhões de unidades e se você olhar o Xbox 360 e o PlayStation 3 pelo mesmo ponto de vista, teremos algumas dez milhões de unidades provavelmente. Mesmo assim as pessoas pensam que o PC está morrendo, mas isso é uma idéia maluca" comentou Cousins em uma entrevista cedida ao site Gamasutra.

O produtor prevê ainda que a web acabará se tornando o próximo passo fundamental na revolução dos jogos: "Ainda temos a web, você sabe. As pessoas gostam de discutir sobre qual é a plataforma de maior sucesso, o PlayStation 3 ou o Xbox 360. Bem, eu acho que a plataforma chave é a própria web. Não interessa se é em um PC ou Mac, ambos possuem acesso à tecnologia. Ela provavelmente será responsável pela próxima revolução nos games", acredita o produtor.

A afirmação não foi feita à toa. Recentemente a DICE anunciou a produção de "Battlefield Heroes", título que tem como principal ferramenta na agregação de usuários e arrecadação de renda a própria web. "Creio que atingimos um nível de qualidade bem alto no setor e não acho que alguém tenha feito algo do tipo em termos de compromisso e qualidade. Eu acho o jogo fantástico e o estamos oferecendo de graça e não acho que mais alguém pensou em fazer a mesma coisa", exclamou.

Uma das principais características do game é a facilidade de encontrar pessoas com o mesmo nível de habilidade. Os produtores estudaram por um bom tempo uma maneira de tornar a experiência sempre prazerosa, tanto para veteranos quanto para marinheiros de primeira viagem. A idéia é de que tenhamos um título com o mesmo apelo de World of Warcraft, que prenda o jogador a todo momento, só que de graça.

Ainda assim, estarão disponíveis opções de pagamento para aqueles que tiverem interesse de adquirir itens exclusivos, armas mais fortes ou equipamentos personalizados, tudo feito da maneira mais simples possível, através do PayPal (serviço de depósito online amplamente utilizado em sites de compra e vendas), doações online e transações financeiras, das mais complexas às mais simples.

A previsão do lançamento de "Battlefield Heroes" é para o terceiro trimestre deste ano e por enquanto só estará disponível para jogadores residentes em território Norte-Americano e Europeu.