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Demos de jogos são necessários, dizem leitores

HENRIQUE SAMPAIO<br> Colaboração para o UOL

24/04/2008 21h25

Segundo um estudo recente conduzido pela Electronic Entertainment Design and Research Group, grupo de pesquisa sobre entretenimento eletrônico, os trailers são melhores ferramentas de marketing do que as demonstrações jogáveis.

O estudo comparou as vendas de jogos separando-os pelas ferramentas de marketing usadas. Tanto nos títulos para Xbox 360 como para PlayStation 3, os mais vendidos foram aqueles que lançaram apenas trailers. Em seguida, vêm os que tiveram trailers e demos. No caso do PlayStation 3, os títulos que lançaram apenas demos tiveram desempenho inferior àqueles que não tiveram nem demo, nem trailer.

Já no ponto de vista da maioria dos usuários do Fórum UOL Jogos, os demos são válidos: 76% dos mais de 300 participantes que votaram na enquete, gostam de ter a opção de experimentar o demo antes de comprar o jogo completo.

"Quando Bioshock foi lançado para PC, eu não conhecia nada sobre ele. Então peguei o demo no [serviço de distribuição digital] Steam e me apaixonei instantaneamente pelo jogo! Logo após terminar o demo, eu já estava comprando a versão completa via Steam", disse o usuário Tuky.

No entanto, alguns usuários acreditam que o demo pode causar má impressão: "é como uma faca de dois gumes, pois o que é ruim no demo às vezes é bom na versão completa e vice-versa", disse o usuário BORAT.

Para o usuário Gohan, "o demo tem que ser bem planejado, como se fosse a versão final do jogo, pois é a partir dele que muitas pessoas tomam a decisão de compra". E ainda cita alguns jogos cujas versões de demonstração não o agradaram, tirando seu interesse pelas versões completas, como "Blue Dragon" e "Blacksite: Area 51".

Há também quem considere os demos imprescindíveis. "Não pago R$180,00 em um jogo que não sei como é. Os trailers maquiam tudo, mostram apenas o lado bom do jogo. É no demo que você conhece o jogo de verdade", disse o usuário guilherme-7.

Complementando, *HURLEY* acredita que o trailer atiça a imaginação do jogador. "Vide 'Assassin's Creed', os trailers liberados antes do lançamento do jogo eram perfeitos, mas quando ele saiu e começaram a jogar, viram que o jogo não era tudo aquilo que os vídeos mostravam. Na minha opinião, para as empresas é ótimo que liberem só trailers, pois assim eles têm a chance de maquiar um pouco o jogo, até os que não são bons; para os jogadores, o melhor é o demo".
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