Topo

Microsoft rejeitou "Portal" para Live Arcade, diz produtora

28/04/2008 14h23

Falando ao site GamesIndustry, Doug Lombardi, diretor de marketing da Valve, afirmou que "Portal", considerado um dos mais inovadores jogos de 2007, foi oferecido à Microsoft para ser vendido pelo Live Arcade, seção da rede online do Xbox 360 que vende jogos clássicos ou simples, mas foi rejeitado.

"Adoraríamos fazer isso. Nesse momento, é algo que adoraríamos fazer. Eu adoraria vender 'Portal' no Xbox Live", diz Lombardi. "Mas os donos da plataforma não estão fazendo isso no momento. Há um limite de tamanho e todo tipo de outras coisas".

"Nós perguntamos a eles e dissemos que estamos abertos a isto. Então é uma decisão dos donos da plataforma e como eles querem disponibilizar os jogos, e quanta largura de banda querem permitir", explicou.

Vale notar que, no momento, há um limite de 150 MB para os games oferecidos via Xbox Live Arcade - quantidade que foi aumentada dos originais 50 MB. No entanto, o limite já teria sido quebrado com jogos como "Bionic Commando Rearmed" e "Super Street Fighter II Turbo HD Remix", ambos da Capcom.

Por fim, o executivo da Valve dá a entender que lançar "Portal" via Live Arcade pode acontecer algum dia. "Acho que é uma negociação, veremos isto um dia. Quando algo é provado, acontece, e acho que aconteceu isso no Steam [serviço de distribuição digital da Valve para PC], então estou certo de que isso migrará de volta aos consoles assim como qualquer outra coisa".

Incluído na compilação "The Orange Box", "Portal" é inspirado no jogo "Narbacular Drop" (desenvolvido gratuitamente por um grupo de estudantes da faculdade de jogos DigiPen, e então contratados pela Valve Software). Trata0se de um jogo diferente no qual o objetivo é chegar à saída de uma fase. Os mapas trazem uma série de obstáculos que devem ser superados usando uma arma de cria portais. O primeiro tiro define a entrada e o segundo, a saída. Os quebra-cabeças são engenhosos e, por esse mérito, "Portal" ganhou diversos prêmios de design de jogo. Na premiação da GDC, foi eleito o jogo do ano.