Topo

Capcom remove créditos de "Okami" para Wii

02/05/2008 13h05

No blog que mantém na Platinum Games, Hideki Kamiya, diretor de "Okami", expressou sua resignação ao saber que os créditos finais de "Okami" para Wii haviam sido cortados.

"Não estou desapontado apenas pelo fato de meu nome ter sido removido do jogo. É claro, temos orgulho de nosso trabalho e por isso quero dizer de peito aberto que 'fui eu que fiz'. Mas, ainda mais importante, acho bastante lamentável que nosso 'carinho' tenha sido cortado junto com os créditos", escreveu Kamiya.

O game foi produzido originalmente para PlayStation 2 em 2006, pela Clover Studios, filial da Capcom que foi fechada em março de 2007. Grande parte dos que trabalhavam na Clover, inclusive Kamiya, formaram a Platinum Games. A edição para Wii foi produzida pela Ready at Dawn, de "God of War: Chains of Olympus".

Seth Killian, gerente de comunidade da Capcom, tentou explicar o corte do vídeo final. "Os créditos foram removidos porque era um vídeo pré-fabricado que continha o logotipo da Clover. Não temos o direito legal de usar aquele logo em um game no qual eles não estavam diretamente envolvidos. Também não tínhamos a fonte original do filme dos créditos propriamente dito, então não poderíamos simplesmente usá-la e remover o logo da Clover", disse Killian.

Sem espaço

Didier Malenfant, um dos fundadores da Ready at Dawn, respondeu ao comentário de Kamiya. "Como foi notado em vários artigos sobre isso, nós da Ready at Dawn somos grandes fãs do trabalho da Clover, e de 'Okami' em particular. Nós nunca tentaríamos intencionalmente não dar crédito a quem merece, e nos dedicamos, o quanto pudemos, em fazer o jogo para Wii idêntico ao de PS2 (e até mesmo fomos esculhambados por pessoas pedindo conteúdo inédito)", afirmou.

''Para ser totalmente justo, enquanto parte do problema tem a ver com aspectos legais da Capcom do Japão (não sei os detalhes disso), também tivemos problemas com os dados do Wii serem bem maiores que os da versão original para PS2. Acabamos ficando sem espaço em disco, o que faria a inclusão do vídeo da equipe de produção mais difícil, no fim das contas. Em um ponto positivo, a versão européia do Wii tem o Secret Theater, que foi removida da versão PS2 na Europa'', conclui Malenfant.

O diferencial de "Okami" está em sua temática. Tanto o enredo como o visual remetem às tradições e mitos japoneses. O grafismo lembra o sumi-ê, que é uma espécie de aquarela usando nanquim. Mas a grandiosidade e a criatividade da aventura também são elogiadas, e o título rende comparações com "The Legend of Zelda", uma clássica franquia da Nintendo.

O game está disponível no Brasil.
Mais
"Okami" para Wii chega ao Brasil