Topo

Microsoft e Yahoo rejeitaram Steam, diz produtora

02/05/2008 12h01

Falando ao site britânico GamesIndustry, Doug Lombardi, vice-presidente de marketing da Valve, revelou algumas histórias sobre o projeto do Steam, pioneiro sistema de distribuição digital para PC que agrega funções de comunidade virtual, gerenciamento de partidas online e muito mais.

Segundo Lombardi, a empresa chegou a levar o projeto para outras empresas antes de botarem a mão na massa e fazer tudo sozinhos.

"Conversamos com a Yahoo, Microsoft (...) e qualquer outra empresa que poderia ser candidata a criar algo como o Steam", disse Lombardi. "Basicamente, já tínhamos nossa lista de funções desejadas. Queríamos atualizações automáticas, melhores medidas antipirataria, mas vender os jogos online foi algo em que pensamos depois. Nós os procuramos e perguntamos 'vocês estão fazendo algo assim?'. E todo mundo respondia 'isto está milhões de milhas no futuro (...) não podemos ajudá-los'. Então fomos embora e o fizemos nós mesmos''.

Atualmente, o Steam distribui mais de 300 títulos - não só da própria Valve como também de outras distribuidoras, como Eidos, Ubisoft e Sega - e conta com 15 milhões de assinantes.