Topo

EA prepara aplicativo de exercício mais 'pesado' para Wii

08/05/2008 13h11

Falando num evento para divulgar os planos da EA Sports, o braço de esportes da Electronic Arts, Peter Moore, presidente dessa divisão, afirmou que a companhia está trabalhando em um jogo de exercícios físicos que utilizará o Wii Balance Board, acessório em formato de balança que vem junto com "Wii Fit" e que reconhece peso e inclinação usando quatro sensores.

O título será lançado sobre o recém-anunciando selo EA Sports Freestyle, responsável por games esportivos casuais.

"Estamos olhando bem de perto o que o acessório faz", afirmou Moore. "Acho que temos um papel a cumprir com aquela mãe: as crianças foram para escola e ela tem 45 minutos para si, o Wii está lá, é o primeiro console que gostou porque ela pode fazer as coisas sozinha. E estamos trabalhando em algumas coisas, tentando resolver como podemos usar aplicativos da EA Sports ali".

Moore, como um ex-instrutor de educação física, afirmou que é preciso marcar diferença em relação a "Wii Fit", que já é sucesso no Japão e Europa. "Preciso ter um ponto de diferença. Também precisamos garantir que estamos trazendo algo que seja exercício real. Chamarei 'Wii Fit' de ginástica mais oriental, que se concentra em peso e equilíbrio, como Tai-Chi [exercício moderado baseado em movimentos lentos, da mesma doutrina que a arte marcial homônima]. É mais sobre exercícios holísticos [abordagem que prioriza o entendimento integral dos fenômenos, em vez de serem analisados isoladamente]. Não acho que o Board 'apanhará' muito. Precisamos ficar mais de olho nas ginásticas ocidentais nas quais eu realmente possa me mexer e suar um pouco, e é nisso que estamos trabalhando agora".

No entanto, Moore afirma que tem que haver diversão na equação. "Não pode parecer malhação", decreta. "A equipe tem que descobrir: como eu posso sorrir fazendo isso? Você joga futebol por 90 minutos; se eu digo que você vai correr cinco milhas, você não vai querer. Mas você corre cinco milhas jogando futebol e tem momentos agradáveis. A diferença é que você está sendo distraído. Precisamos distrair as pessoas e não fazer com que este exercício pareça um trabalho, e sim trazer diversão. Então minijogos, coisas que o farão realmente rir alto, este é o tipo de coisa no qual estamos trabalhando. É algo que sempre foi minha paixão, então quem melhor do que nós para jogar neste mercado?", conclui Moore.