Topo

"Metal Gear 4" é o 8º jogo com nota máxima da Famitsu

04/06/2008 11h09

Em sua mais recente edição, a revista japonesa Famitsu avaliou o aguardado "Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots" e o aprovou com honras, concedendo nota máxima ao game dirigido pelo designer Hideo Kojima. O game está previsto para ser lançado mundialmente em 12 de junho.

Assim, o game para PlayStation 3 que retrata a última batalha do soldado Solid Snake passa a ser o oitavo game a conseguir a pontuação perfeita na história da revista, que tem mais de vinte anos de existência. Neste ano, "Super Smash Bros. Brawl" (Wii) já havia conseguido o feito. Os outros títulos que alcançaram a avaliação máxima são "The Legend of Zelda: Ocarina of Time" (N64), "Soulcalibur" (DC), "Vagrant Story" (PSOne), "The Legend of Zelda: The Wind Waker" (GC), "Nintendogs" (DS) e "Final Fantasy XII" (PS2).

Os críticos ressaltaram a qualidade e o volume do conteúdo do game, e que tanto fãs como novatos - existe uma série de sistemas "amigáveis", segundo a revista - "precisam jogar o game". A inclusão de "Metal Gear Online" também é elogiada e um dos editores diz que "não vê uma falha sequer" no game.

Apenas as "polêmicas" cenas não-interativas foram o ponto de discórdia entre críticos: todos louvaram a qualidade - um afirmou serem "excepcionais" -, mas alguns disseram que o game extrapolou na quantidade e que há personagens demais. Também, para a compreensão completa da trama, é preciso ter jogado os antecessores.

Até o momento, o game tem obtido avaliações favoráveis: recebeu 9,9 na IGN inglesa, 9,5 na Computer & Videogames e 8,0 na Eurogamer. Até o fechamento desta notícia, os agregadores de resenhas Metacritic e GameRankings tinham médias de 95% e 93,1%, respectivamente, ficando atrás de "Grand Theft Auto IV", que desponta, por ora, como o candidato mais provável para jogo do ano.

Fim da linha

"Metal Gear Solid 4" marca o fim de uma era: nesse episódio, o velho protagonista Solid Snake sai de cena. A sua última missão é assassinar seu arquiinimigo Liquid Ocelot. Para isso, o jogador passará por verdadeiros campos de batalha no Oriente Médio e na América do Sul, lutando com técnicas de CQC (combate a curta distância) e usando as lendárias habilidades de camuflagem e furtividade de Snake, que agora conta com uma nova vestimenta chamada OctoCamo, que mimetiza com o ambiente ao redor. Snake ainda contará com a ajuda de Metal Gear Mk. II, um pequeno robô controlado remotamente.
Mais
Konami impõe censura em críticas de "Metal Gear 4"