Topo

Ready at Dawn desiste do PSP; Ubisoft promete apoio

10/06/2008 19h25

A Ready at Dawn, que em março deste ano disse que pararia momentaneamente de produzir jogos para o PSP, confirmou em seu site que não vai mais produzir títulos para o portátil da Sony de forma definitiva

Seu último trabalho na plataforma foi a versão japonesa de "God of War: Chains of Olympus", que foi completado recentemente. A companhia diz que devolveu todos os kits de desenvolvimento e que "uma era foi encerrada".

Os fãs de PSP perdem muito com a decisão. Fundada em 2003, a Ready at Dawn foi levantada por ex-funcionários que trabalharam em produtoras como Naughty Dog e Blizzard. Os seus dois games para a plataformas tiveram ótima recepção da crítica, e são alguns dos melhores trabalhos para o PSP: o game de ação de mascote "Daxter" e o furioso "God of War: Chains of Olympus".

Agora, o foco da companhia está nos consoles. "Mal podemos esperar para mostrar a vocês o que temos...", escreveu a produtora em seu site. A companhia já fez a versão de "Okami" para Wii.

Na contramão

Em nota paralela, a Ubisoft disse para o site GamesIndustry que ainda considera o PSP como uma plataforma importante para o mercado atual de games.

"No sentido de esclarecer ainda mais algumas recentes declarações feitas na mídia, a Ubisoft quer reafirmar que apóia fortemente o PSP, que detém um lugar único no mercado, se direcionando a jogadores dedicados e oferecendo poder sem precedentes em um console portátil", disse um porta-voz da produtora francesa.

A declaração sucede uma entrevista de Rob Cooper, diretor técnico da divisão inglesa da companhia, no qual pediu mais "direção" da Sony com relação aos planos para a plataforma. No entanto, David Reeves, presidente da Sony Computer Entertainment para a Europa, admitiu que a plataforma sofre com a falta de jogos na região.

"Nós suportamos o PSP com experiências inovadoras de jogo e planejamos publicar cerca de 12 títulos nesse ano fiscal, incluindo de algumas de nossas marcas mais vendidas", continua a Ubisoft. No passado, a companhia lançou títulos exclusivos como "Driver 76" (2007), "Splinter Cell: Essentials" (2006) e "Prince of Persia: Revelations" (2005).

Embora as vendas do PSP tenham caído na Europa e nos Estados Unidos, a plataforma continua a ter um excelente desempenho no Japão, onde as vendas em 2008 chegaram a quase dois milhões de unidades, à frente de todos os rivais. Desde seu lançamento no país, mais de 9,5 milhões de unidades foram vendidas, segundo a Media Create, empresa de referência na apuração de vendas no mercado nipônico de games.