Topo

Para Microsoft, DS é plataforma 'muito viável', diz Rare

11/06/2008 22h53

Em entrevista ao site Eurogamer, produtores que estão trabalhando em "Viva Pinata Pocket Paradise", a versão para Nintendo DS do colorido game da Rare estrelado por animais de piñata, comentaram que a Microsoft, atual dona da produtora - que já pertenceu à Nintendo -, respeita o portátil da sua rival.

"Eles vêem o DS como uma plataforma muito viável", disse o engenheiro Joe Humfrey.

Desde que adquiriu a Rare da Nintendo em 2002, a Microsoft permitiu à produtora manter seu time de desenvolvimento trabalhando em títulos para Game Boy Advance e Nintendo DS. A Rare chegou a produzir um jogo diretamente para a Nintendo nesse tempo: "Diddy Kong Racing DS", lançado no ano passado.

Contudo, no caso de "Viva Piñata: Pocket Paradise" (que tem distribuição da THQ), Humfrey confessa que foi de interesse da própria Microsoft que o título aparecesse no sistema da Nintendo. "Eles puseram a franquia 'Viva Piñata' na TV para alcançar uma audiência ampla, eles puseram no PC para chegar a diferentes audiências, e eles vão fazer o mesmo com o Nintendo DS", disse ele. "Eles estão tentando ampliar o alcance da franquia, basicamente".

Já o designer-líder Gary Richards explicou que isso não sacrificaria a qualidade do jogo, entretanto. "Queríamos associá-lo mais à série de TV, pensávamos que isso seria suficiente para chamar a atenção da audiência mais jovem. Mas não queríamos perder nada da intensidade que o 'Piñata' original tinha", disse ele.

Piñatas portáteis

Os produtores explicaram que seus problemas principais ao trazer o jogo para o portátil de duas telas foi simplesmente comprimir a quantidade de conteúdo - animações, particularmente - dentro do cartucho, mas o DS os surpreendeu com sua capacidade técnica. "Nós nos dividimos em dois grupos, aqueles que imaginávamos que conseguiríamos, e aqueles que pensávamos que não iríamos dar conta", disse Humfrey.

"Mas não me lembro de em algum momento termos chegado a ponto de começar a pensar em tirar coisas do jogo", acrescentou Richards. "E a interface nunca seria um problema", disse ele, aludindo à facilidade de uso da tela sensível ao toque do DS para um jogo como "Viva Piñata". Quando perguntado se a equipe de "Pocket Paradise" tirou algumas idéias com os desenvolvedores da seqüência para Xbox 360, "Trouble in Paradise", Humfrey disse que não, mas que poderia ter feito.

"Nós tivemos algumas das mesmas idéias para resolver problemas com o primeiro jogo, porque nós estivemos desenvolvendo quase que de forma independentemente e ao mesmo tempo", diss. "Por exemplo, eles elaboraram o modo 'Just for Fun', que em muito se assemelha ao modo 'Playground' que temos".

Na versão para DS de Viva Piñata, a tela sensível ao toque será usada extensivamente, através da caneta, permitindo ao jogador cuidar das criaturas, as "piñatas", e do jardim. A Xbox Live dá lugar à Nintendo Wi-Fi Connection para possibilitar a troca online de criaturas entre os proprietários do jogo. Todas as piñatas da versão para Xbox 360 estão confirmadas no portátil, além de algumas inéditas, ao lado de novas modalidades de jogo, incluindo o Sandbox, que dá fácil e completo acesso às criaturas e aos episódios, com missões individuais.

O lançamento de "Viva Piñata: Pocket Paradise" está marcado para setembro.