Topo

"Dissidia: Final Fantasy" terá elementos de RPG

18/06/2008 17h54

Já faz mais de um ano que "Dissidia: Final Fantasy" foi anunciado, mas, de lá para cá, informações sobre o game foram esparsas. Agora, prestes a ser mostrado num evento particular da Square Enix, a se realizar em agosto no Japão - além de ser exibido na E3, provavelmente -, surgem novas informações do game.

Em entrevista à publicação japonesa Famitsu, o diretor-sênior Ken Arakawa afirmou que o game está sendo feito por um time jovem, composto de integrantes que jogaram "Final Fantasy" quando ainda não eram profissionais e, por isso, promete muitas referências à série.

Como se fosse preciso: o game coloca numa mesma arena personagens de diversos episódios da série de RPG: já estão confirmados ao menos um herói e um vilão de "Final Fantasy I", "II", "VIII", "IX" e "X" (no final, o game terá em torno de 20 personagens, segundo Tetsuya Nomera, produtor do game. Ainda que se trate de um jogo de luta um-contra-um, "Dissidia" traz elementos de RPG. Os personagens ganham experiência e "level", e, assim adquirem novos movimentos.

Ponto de bravura

A mecânica de jogo é distinta de outros games de luta. Existem dois tipos de golpe básicos no game: ataques auxiliares e HP. O primeiro não causa dano na energia vital, porém permite "roubar" Brave, que determina o poder de ataque dos golpes HP. Quando uma ofensiva desse tipo é realizada, a pontuação de Brave do atacante volta a ser nulo, sendo necessário recarregar essa energia. Além disso, as fases possuem diversos tipos de armadilha, que podem interferir no resultado do combate. Também, os lutadores ainda possuem golpes especiais, que são mais poderosos.

"Dissidia: Final Fantasy" está previsto para sair no Japão ainda em 2008. Por enquanto, ainda não há previsão para os outros territórios.