Topo

ESRB adota nova política contra anúncios prematuros

20/06/2008 15h26

Não é de hoje que sites como o da ESRB, órgão americano que classifica os jogos por faixa etária, acabam "revelando", inadvertidamente, jogos antes da hora. Jogos como "Castlevania: Order of Ecclesia", as versões para Xbox 360 e Wii de "Bully", e a edição para PlayStation 3 de "Eternal Sonata" apareceram no site da organização antes do anúncio oficial.

Depois de as produtoras reclamarem do fato, a ESRB adotou uma nova política, inserindo um novo campo na requisição online que deve ser preenchida quando um jogo é submetido à avaliação. Ali, a produtora insere quando as informações sobre o game podem ser publicadas no site.

No entanto, há regras para a utilização da opção. A data deve ser a primeira dentre as seguintes ocorrências: anúncio oficial ou de marketing do jogo, se houver; data de envio do game para as lojas, no caso de títulos em mídia física; ou a data de disponibilidade, para jogos online sem anúncio prévio.

Se a produtora não tiver uma alegação legítima ou não quiser usar a opção, as informações sobre o game aparecerão no site 30 dias depois de ganhar uma classificação oficial.