Topo

Cada original no PC tem até 20 cópias piratas, diz produtora

30/06/2008 22h31

De acordo com Cevat Yerli, executivo-chefe da produtora alemã Crytek, a proporção de jogos piratas presentes no marcado de PC é de aproximadamente 20 cópias ilegais para apenas uma original. O assunto surgiu durante uma entrevista do produtor cedida ao site IGN, enquanto comentava sobre as vendas de "Crysis" e apontando a pirataria como uma das principais razões que limita o mercado de games para PC.

"A indústria de jogos para PC é realmente, no momento, o mercado com a mais intensa presença da pirataria. É bizarro como a proporção de vendas entre original e pirata seja de provavelmente 1 para 15 ou 1 para 20 neste momento", comentou Yerli. "Para cada venda existem 15 a 20 cópias piratas e isso é uma grande vergonha para a indústria do PC. Eu espero que com 'Warhead' [novo game da franquia 'Crysis'] possamos melhorar esta situação, mas ao mesmo tempo isso terá um impacto no que diz respeito à nossa exclusividade no PC em projetos futuros".

Recentemente o executivo comentou que, devido ao grande número de jogos piratas no mercado, a empresa não faria mais jogos exclusivos para o PC - hoje diz que considera que apenas games online sejam exclusivos. A companhia afirma estar trabalhando em games para Xbox 360 e PLayStation 3, mas não se trata de uma versão de "Crysis".

Em crise

"Crysis" é um título de ação onde o jogador controla um soldado de elite, cujo principal poder está concentrado em uma espécie de exoesqueleto, que maximiza sua velocidade e força. A trama acontece em uma ilha do pacífico, onde um estranho objeto é encontrado por arqueólogos, despertando o interesse de um grupo terrorista.