Topo

Led Zeppelin objeta acesso a gravações originais

06/07/2008 10h45

Com o sucesso de games musicais, mais precisamente das franquias "Guitar Hero" e "Rock Band", os artistas e seus empresários enxergaram mais uma forma de "expandir os negócios" e ter suas obras também nos jogos.

Devido a isso, alguns dos grandes nomes do "show biz" já cederam suas músicas para uma das franquias - ou até mesmo as duas -, casos de Metallica, Iron Maiden, The Who, Rush, Guns ' Roses e Sex Pistols, por exemplo. O Aerosmith foi mais longe: é protagonista de uma edição de "Guitar Hero", lançado recentemente, e já está confirmado uma versão estrelando o Metallica . Ainda, há planos para fazer uma edição com o Van Halen, segundo o Wall Street Journal.

No entanto, há ainda algumas grandes ausências, casos dos Beatles e Led Zeppelin. Sobre o quarteto de Liverpool, há rumores de que a Apple Corp, que administra os interesses do grupo, esteja com negociações avançadas com as produtoras de "Rock Band" e "Guitar Hero".

Já a banda de Jimmy Page e Robert Plant tem receios à participação em games musicais. De acordo com o jornal, que cita Peter Mensch - da Q Prime Management, que administra os negócios do conjunto -, o Led Zeppelin não se sente confortável que pessoas de fora tenham acesso às gravações originais. Para colocar uma música nos games, é preciso copiar as músicas digitalmente, com todas as faixas separadas. "Não é uma questão de dinheiro", esclarece Mensch.

Em nota relacionada, publicação diz que Van Halen, Eagles, Steely Dan e Guns n' Roses já têm "acordos de vários tipos em andamento" para trazer mais de suas músicas para os games.
Mais
The Beatles podem aparecer em games, diz jornal