Topo

Konami processa produtora de "Rock Band"

11/07/2008 15h51

A agência de notícias Bloomberg revela que a Konami abriu um processo contra o conglomerado de mídia Viacom, alegando que o game musical "Rock Band" viola patentes da produtora japonesa. A Viacom hospeda a MTV Networks, que por sua vez é dona da Harmonix Music Systems, produtora do jogo.

As patentes da Konami, obtidas em 2002 e 2003, dizem respeito a "instrumentos musicais simulados" e "jogo musical de sincronismo rítmico". A produtora é uma das pioneiras no gênero, tendo feito em 1999 simuladores de guitarra e de bateria para fliperamas, chamado "Guitar Freaks" e "DrumMania". A companhia também tem "Karaoke Revolution", que, como o nome diz, é um jogo de cantar no microfone. No entanto, em se tratando de jogo de bateria, a MTV saiu na frente, com "MTV Drumscape", também para fliperamas.

"Rock Band", um título que os jogadores simulam uma banda de rock com controles em forma de guitarra (que também serve como baixo), bateria e microfone, foi responsável por um aumento de 16% na renda do primeiro trimestre da divisão de games da Viacom. A própria Konami pretende lançar um jogo similar, chamado "Rock Revolution".

Processo

A produtora japonesa está exigindo compensação monetária, além de uma ordem para impedir que a Viacom e a Harmonix continuem usando seus inventos patenteados, de acordo com o processo aberto esta semana no tribunal federal em Marshall, Texas. Kelly McAndrew, porta-voz da Viacom, relatou que a companhia ainda não foi notificada, e por isso, não tem comentários até o momento.

Vale notar que a Activision, distribuidora de "Guitar Hero III", tem licença de uso das patentes, conforme visto nos créditos do jogo.