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Direto da E3: "Sonic Unleashed" traz duas facetas do herói

GUSTAVO PETRÓ<br> Colaboração para o UOL, de

17/07/2008 19h22

Faz tempo que Sonic, um personagem que ameaçou o trono de Mario na década passada, não recebe um jogo à altura do que realmente merece. A reposta para todos esses anos sem um game decente do porco-espinho está em "Sonic Unleashed". Porém, por conta do estágio inicial de desenvolvimento, uma das principais qualidades do herói não foi vista em todo seu esplendor: sua supervelocidade. O problema é que a taxa de frames era inconstante, chegando em certos pontos a ficar quadro-a-quadro, o que não nos impediu de ver a nova proposta da Sega para o jogo.

Para "Sonic Unleashed", há duas modalidades distintas: durante o dia e durante a noite. Essa mudança é proporcionada pela Hedgehog Engine, criada especialmente para o titulo. No período diurno, Sonic volta a sua velha forma, correndo como doido por cenários cheios de detalhes e profundidade. Na maioria do tempo, a câmera mostra o cenário lateralmente, como nos jogo clássicos do azulão no Mega Drive. Em outros instantes, ela pode focar as costas do herói, lembrando títulos como "Sonic Adventure". Nessa parte do jogo, a velocidade e a ação com muito estilo, com Sonic realizando manobras em seus saltos, são predominantes.

Os produtores revelaram pela primeira vez um cenário inspirado na China. Nele, Sonic quebra a barreira do som correndo em cima da Grande Muralha e utiliza pequenos foguetes para alcançar outras partes da fase. Como nos games clássicos, existem diversos caminhos para seguir até o final de cada estágio. Para acessá-los, Sonic deve passar por dentro de um tipo de anel e o jogador deve pressionar uma seqüência de botões. Assim, o herói realiza manobras no ar e acessa outra parte do cenário. Em um trecho dessa fase, Sonic corre sobre a água, uma habilidade que remete a "Sonic the Hedgehog 3".

Durante a noite, Sonic muda completamente, assumindo a forma de um lobisomem. Os produtores chamam essa transformação de "Sonic the Werehog". Ele aumenta consideravelmente de tamanho e ganha pêlos bastante detalhados. Se por um lado a velocidade se esvai, por outro ele ganha força bruta. Com socos e chutes, ele ataca inimigos diferentes dos que aparecem durante. Seus braços se esticam para alcançar adversários distantes e escalar construções. Há também golpes especiais, os quais não puderam ser revelados.

Os produtores garantiram mais surpresas para os próximos meses e prometeram uma versão de demonstração mais polida para a Games Convention, que ocorrerá em agosto na Alemanha.