Topo

Direto da E3: Com muito terror, "Dead Space" surpreende

GUSTAVO PETRÓ<br> Colaboração para o UOL, de

18/07/2008 15h08

No estande privado da Electronic Arts na E3, "Dead Space" recebia tratamento especial, com uma área dedicada à ele. O som alto de gritos desesperados e de monstros bestiais urrando de dor fazia um certo grupo de pessoas se aproximar do local, intrigadas com o que estavam vendo.

"Dead Space" é a aposta da EA nos jogos de terror, como "Resident Evil". De acordo com o produtor Alex Charlow, o time de desenvolvimento passou meses assistindo filmes de terror espacial para buscar a inspiração necessária para criar o jogo. Por conta disso, "Dead Space" lembra produções como "Alien, o oitavo passageiro" e "O Enigma do horizonte".

Na pele de um engenheiro espacial, você viaja pelo espaço para consertar espaçonaves que estão com problemas. Entretanto, em uma dessas naves, toda a tripulação foi aniquilada e cabe a você descobrir o que houve. Haverão muitos ambientes sem gravidade, algo que deu muito trabalho para o time de produção. Segundo Charlow, nesses momentos, o jogador usará uma bota magnética para ficar preso à nave. Sem a gravidade, também, você perde a noção do que está em cima e do que está embaixo do cenário, e é aí que certos inimigos irão atacar.

Um dos monstros mais interessantes apresentados não morre facilmente e, mesmo que você arranque suas pernas e braços, ele continua o perseguindo sorrateiramente. Quando você menos esperar, ele pode aparecer. Aliás, os desmembramentos são o ponto chave do jogo. Nada de ficar dando tiros para acertar a cabeça ou o peito dos adversários monstruosos. O mais importante é desmembrá-los. São nesses momentos que "Dead Space" se mostra um dos títulos mais violentos já feitos pela EA. Com armas específicas, para isso, você terá que cortar braços, pernas e até tentáculos de inimigos deformados por uma força misteriosa.

UOL enfrenta criaturas monstruosas
Para se proteger dessas ameaças, você conta com uma armadura especial. Ela protege pontos vitais do corpo do personagem, mas é ineficaz quando alguns monstros o atacam. Logo no início da demonstração há um ser que fica grudado em uma parede. Ele usa tentáculos e libera pequenas criaturas para atacá-lo. Se você chegar muito perto, ele despedaça o herói. Para eliminá-lo, não adianta atirar em seu corpo e, sim, cortar todos os seus tentáculos.

Ao passar por ele, você percebe que não há nenhuma indicação de barra de vida ou de munição na tela. Tudo está dentro do jogo. Sua energia é indicada por um tubo de oxigênio que fica nas costas do personagem. Quando você está quase morrendo, o indicador vai de azul para vermelho. Para abrir portas ou acessar computadores, você usa um pequeno notebook preso na parte da frente da roupa. Os menus para selecionar essas opções aparecem por meio de hologramas. A quantidade de munição é informada na própria arma.

Ameaça espacial

O jogo acontece em tempo real, ou seja, todos os menus de itens e acessórios são acessados sem interromper a aventura. Segundo Charlow, "os jogadores poderão parar o jogo apenas para atender um telefone ou ir ao banheiro". Tudo para não quebrar o clima de suspense e terror de "Dead Space". Aliás, o silêncio e momentos sem nenhum inimigo na tela são mais perturbadores do que quando há gritos pavorosos. Você nunca sabe o que pode acontecer. E é num desses momentos que você enfrenta o maior inimigo da demonstração.

É uma criatura gigantesca, protegida por uma estrutura óssea impenetrável. Em uma sala maior, ele aparece inesperadamente e você deve se proteger com cautela. Você possui um golpe de defesa que lança uma espécie de esfera de energia que paralisa o adversário por alguns instantes, dando tempo suficiente para alcançar suas costas e acertar suas pernas, que estão sem proteção.

Na seqüência, você se vê andando em um corredor estreito, até que uma espécie de cobra gigante o agarra pela perna. Cabe a você descobrir seu ponto fraco e tentar se safar. A mira fica muito difícil nesse momento, pois a tela treme a todo o instante. Se você não se soltar, ele o puxa para um buraco e o devora sem piedade. Quando você escapa, a demonstração acaba.

A sensação é que "Dead Space" é um dos jogos de terror mais promissores dos últimos anos, podendo fazer frente à colegas do gênero como "Resident Evil" e "Siren". O jogo está previsto para aparecer no Xbox 360, PlayStation 3 e PC no final de outubro.