Topo

"WipeOut HD" não passou no teste de epilepsia, diz site

23/07/2008 12h51

De acordo com o site Computer & Videogames, a demora em lançar "WipeOut HD", versão para PlayStation 3 de uma tradicional de franquia de corrida futurista, está no fato de o game não ter passado nos testes de epilepsia e, por isso, está sendo refeito.

O teste indica se um game traz padrões de "flash" e imagens que possam provocar epilepsia em pessoas sensíveis. Atualmente, por lei, todos os games possuem avisos sobre a ocorrência do fenômeno. Por ora, não há data prevista para o lançamento do game, que será vendido por download na PlayStation Store.

A notícia vem num momento em que o parlamento inglês planeja debater leis para tornar obrigatórios os testes que tornam os jogos seguros contra esse tipo de epilepsia, provocado por estímulos visuais. O debate é resultado da mobilização da dentista Gaye Herford, que em maio de 2007 teve o filho de dez anos vítima do distúrbio. No momento, ele jogava "Rayman Raving Rabbids" para Nintendo DS. Depois do incidente, a Ubisoft está testando seus games para serem seguros contra epilepsia. Na Inglaterra, filmes e programas de TV já são testados.

Um incidente famoso de epilepsia aconteceu com um episódio do desenho de "Pokémon", exibido em 16 de dezembro de 1997. Numa das cenas, a tela pisca rapidamente por quatro segundos, o que fez com que quase 700 telespectadores fossem levados para hospitais, de acordo com a Defesa Pública japonesa. Nos casos mais graves, foram constatadas convulsões e perda de consciência.