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Casa de "Halo" diz que "Call of Duty 4" é exemplo

07/08/2008 16h03

Falando ao site inglês GamesIndustry, Damian Isla, líder de programação de inteligência artificial da Bungie, afirmou que a empresa tem muito que aprender com "Call of Duty 4", título da Infinity Ward para PC, Xbox 360 e PlayStation 3. O game é hoje o principal rival de "Halo 3" no que diz respeito ao título mais jogado na Xbox Live.

Uma das coisas que mais chamou a atenção do produtor foi a maneira com que alguns eventos, mesmo que pré-programados, acontecem no título da Infinity Ward, assim como seu sistema de experiência online. "Nós temos muitas coisas para aprender com seu sucesso; eles conseguiram coisas inovadoras que mantém as pessoas jogando e seu sistema de premiação por experiência são coisas que nós prestamos bastante atenção", explicou o produtor.

"Eu acho que é um grande game e seu modo de campanha é obviamente fantástico... eles fizeram um trabalho muito bem feito pré-programando alguns momentos em que eles têm certeza de que seja importante que o jogador confira em primeira mão. A maneira com que eles usam estes momentos para criar uma experiência única... 'Halo' tem muito que aprender disso", continua. "Temos certamente várias cenas nos jogos da série 'Halo' que são pré-programadas, mas muitas vezes os jogadores não presenciam isso, ou eles não vêem a coisa toda acontecendo, ou então eles não presenciam da maneira que nós esperávamos que acontecesse", adicionou o programador.

Segundo Isla, a tentativa de criar uma "simulação" em "Halo" acabou dificultando os designers de criarem momentos deste tipo. "Eu acho que 'Halo' sempre foi levado por uma onda de simulação. Isso adiciona um grande fator de replay no game, além de deixá-lo com maior profundidade, mas isso acaba deixando a parte de script de cenas mais difícil e isso significa que os designers tem um trabalho ainda maior com isso", conclui o programador.

Guerra moderna

"Call of Duty 4" é a mais recente edição da famosa série de tiro em primeira pessoa. Antes passado na Segunda Guerra Mundial, o novo game mostra confrontos modernos, narrando o embate de forças especiais ocidentais contra radicais do Oriente Médio e ultranacionalistas russos. Com uma campanha curta, mas de grande intensidade, e um multiplayer irresistível, foi considerado pela imprensa especializada como um dos melhores títulos de 2007 e o mais vendido do ano passado, segundo a distribuidora Activision.