Topo

Criador de "Shenmue" não está mais na Sega

12/08/2008 13h40

Em uma entrevista ao site Gamasutra, Simon Jeffery, executivo-chefe da Sega para os Estados Unidos, afirmou que Yu Suzuki não é mais funcionário da produtora. Suzuki é um dos principais nomes da companhia, tendo feito games como "Shenmue" e "Virtua Fighter".

"A última coisa que ouvi é que estava fazendo algumas coisas online na China", disse Jeffery, talvez fazendo referência ao jogo online sem limite de jogadores "Shenmue Online", projeto anunciado em 2004 e que foi cancelado devido à retirada da Sega do mercado chinês. "Ele está se resolvendo sozinho nesse momento. A qualquer momento, ele virá com uma idéia, e eu não acho que algo tenha surgido ainda, mas nós ainda estamos trabalhando com ele. Ele não é um funcionário mais, porém..."

O executivo disse que, apesar de grandes nomes terem deixado a Sega, alguns deles ainda trabalham com a companhia. "Nós ainda estamos trabalhando com [Yuji] Naka. A relação com a Prope [empresa fundada por ele] existe. Eles estão criando conteúdo. Nada foi lançado ainda, mas ainda estamos trabalhando com ele. A relação com a Platinum [formada por funcionários da Clover Studios] é definitivamente parte disso. Nós queremos trabalhar com pessoas de grande nome", explica.

25 anos de carreira

Yu Suzuki, 50, é designer e produtor de jogos cuja carreira foi totalmente construída na Sega. Ele foi responsável por vários dos principais sucessos de fliperamas da empresa, incluindo "Hang-On", "Out Run", "After Burner II", "Virtua Fighter" e "Virtua Cop", assim como "Shenmue", que foi sucesso de crítica, mas não tão bem de público. Em 2003, Suzuki se tornou a sexta pessoa e entrar para o Hall da Fama da Academia de Arte e Ciências Interativas dos Estados Unidos (AIAS, na sigla em inglês).

Suzuki entrou na Sega Enterprises em 1983 como um programador e, em seu segundo ano, criou o jogo de corrida de motos "Hang-On". Este foi seu primeiro sucesso, sendo seguido por títulos como "Out Run" e "After Burner II". Em 1993, Suzuki criou a franquia "Virtua Fighter", um dos games de luta 3D pioneiro dos fliperamas, que se tornou muito popular ganhando várias versões - até hoje a série é uma das mais cultuadas do mercado.Essa série foi reconhecida pela Smithsonian Institution, uma instituição educacional e de pesquisa, como um aplicativo que trouxe grandes contribuições para a sociedade no campo da arte e do entretenimento. Com isso, se tornou o primeiro jogo japonês a fazer parte da Coleção Permanente de Pesquisas da Instituição para Inovação da Tecnologia de Informação, sendo mantido perpetuamente no Museu de História Nacional Americana da Smithsonian, em Washington.

O projeto mais ambicioso de Suzuki foi "Shenmue" para Dreamcast. O game fez nascer um novo estilo de jogos de aventura, com mapas grandes para serem explorados. "Shenmue" ainda é, atualmente, o segundo jogo com maior custo de produção da história, sendo superado apenas recentemente por "Grand Theft Auto IV". O título da Sega custou aos seus cofres US$ 70 milhões, enquanto o game da Rockstar Games custou US$ 100 milhões para ser desenvolvido.

Um dos jogos de Suzuki mais notáveis dos tempos modernos é "Ferrari F355 Challenge", um simulador de corrida criado a partir de uma parceria com a escuderia italiana. O designer declarou que é fã da Ferrari e possui um carro da idolatrada marca.